Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : narrativas de estagiárias do curso de pedagogia
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Date
2011Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Bá ...
Este trabalho aborda a Educação Física nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva compreender o espaço dado às atividades de Educação Física no âmbito escolar, a partir das experiências de estágio com professoras unidocentes. Discute a dicotomia estabelecida a respeito de quem deve ministrar este conteúdo curricular obrigatório, se o professor unidocente ou o profissional de Educação Física. Expõe a importância da Educação Física para o desenvolvimento do aluno nesta etapa da Educação Básica, destacando o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo. Realiza um Estudo de Caso a partir de narrativas de estagiárias do curso de Pedagogia da UFRGS atuantes em escolas estaduais no semestre 2011/01, em que não há professor específico de Educação Física, devido à Gratificação de Unidocência. Analisa e apresenta a interpretação dessas narrativas, articulando-as com o referencial teórico. Conclui que as estagiárias consideram a Educação Física importante para a formação do aluno, entretanto existe a tendência à aula livre nas práticas de estágio. Observa que a inexistência de formação no Curso de Pedagogia sobre Educação Física aproxima este componente aos jogos e brincadeiras apresentados ao longo do curso e torna-a muitas vezes uma disciplina auxiliar de outras. As principais referências utilizadas são: Parâmetros Curriculares Nacionais, João Batista Freire, Nádia Valentini e Adriana Toigo e legislação estadual (Lei n. 10.576) e federal (LDB). ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
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