Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaffioletti, Leda de Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorLima, Patricia Pohlpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:09Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32054pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem por objetivo analisar pressupostos teóricos da educação musical, pensando num programa de ensino musical mais significativo e abrangente. Trata-se de um tema importante no contexto atual da educação musical, tendo em vista a sua obrigatoriedade, atentando para o novo lugar que ocupará nos programas escolares. Para o estudo, foram importantes os conceitos de infância de Montandon (2001) e estudos na área da educação musical de Sloboda (2008), Maffioletti (2004) e Swanwick (2003). Ressalto a infância como produtora de cultura e a compreensão da música como uma produção da cultura infantil no contexto do desenvolvimento cognitivo e social da criança. Através da pesquisa bibliográfica apresento a educação musical sobre três enfoques: o desenvolvimento cognitivo musical, as aprendizagens vinculadas às experiências musicais, a musicalidade como um traço humano e os fundamentos para o ensino de música. Esta pesquisa poderá auxiliar em reflexões sobre a importância de um programa que aborde a música como um conteúdo específico.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCultura infanto-juvenilpt_BR
dc.title"Por que perder tempo cantando em sala de aula?" : princípios para um programa de educação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786704pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples