Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Maria Bernadette Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Xavier, Manuela Rangel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32053 | pt_BR |
dc.description.abstract | A abordagem deste estudo originou-se de minha experiência exercida no Estágio de Docência, na 7ª etapa do Curso de Pedagogia/UFRGS, numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Visou analisar como se constituiu um contrato didático e, investigar relações possíveis entre esse contrato, planejamento integrado e estratégias promotoras ao prazer de aprender. Para as análises, foram referenciais básicos as ideias dos autores: G. Brousseau, P. Jonnaert, C. Borght, A. Zabala e F. Hernández. Os procedimentos investigativos centralizaram-se na análise do Diário de Classe, documento produzido durante o Estágio de Docência, que contém o registro dos planos semanais e diários e reflexões advindas do exercício docente. O estudo caracteriza contrato didático em duas dimensões na relação professora, alunos e conhecimento: uma implícita, de natureza transversal, que permeia toda a ação pedagógica, e outra explícita, que se concretizou com a construção e o desenvolvimento de um projeto de trabalho. Possibilitou detectar o momento da roda e os esforços em organizar o ensino segundo os princípios do enfoque globalizador como elementos constituintes importantes do contrato didático. Esse trabalho aponta o contrato didático como uma estratégia de atuação docente em uma prática pedagógica afim ao planejamento integrado, que visou promover o prazer dos alunos em estarem em aula, favorecendo o processo de construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
dc.title | Indícios de um contrato didático no planejamento e no desenvolvimento de um projeto de trabalho | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786701 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1396)