Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado?
dc.contributor.advisor | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Manoela Sefrin Benedete dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-27T01:17:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/32052 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo compreender as categorias recorrentes nas falas referentes aos professores das séries iniciais, tendo como base os perfis do profissional docente traçados pelo Ministério da Educação e por duas universidades federais formadoras de professores; as análises foram realizadas com base nos estudos de Fernández (1994), Pereira (1996) e Freire (1997). A pesquisa tem o caráter qualitativo na medida em que foram escutadas, por meio de entrevistas semi-estruturadas, formandas do curso de Pedagogia, da UFRGS, para obtenção de tais falas. Ao traçar paralelos entre a fala das entrevistadas e os perfis lançados, pelos órgãos citados, nota-se o distanciamento entre eles em um quesito – a sensibilidade docente – que se evidencia como um marco a ser contextualizado e ressignificado dentro da profissão. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Séries iniciais | pt_BR |
dc.title | Perfil docente : um caminho a ser seguido ou um caminho a ser significado? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000786700 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1396)