Interdisciplinaridade : um estudo sobre as (im)possibilidades de efetivação
Fecha
2011Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este estudo investigou as representações de interdisciplinaridade visibilizadas/mobilizadas nas narrativas de estudantes estagiárias de dois cursos de Pedagogia em Porto Alegre. Objetivou-se verificar se a proposta interdisciplinar está presente nas (e como constitui as) práticas pedagógicas das professoras/estagiárias e problematizar a possibilidade dela se efetivar no fazer pedagógico cotidiano. Para produção do material empírico, realizei entrevistas semi-estruturadas, com sete estudantes de ...
Este estudo investigou as representações de interdisciplinaridade visibilizadas/mobilizadas nas narrativas de estudantes estagiárias de dois cursos de Pedagogia em Porto Alegre. Objetivou-se verificar se a proposta interdisciplinar está presente nas (e como constitui as) práticas pedagógicas das professoras/estagiárias e problematizar a possibilidade dela se efetivar no fazer pedagógico cotidiano. Para produção do material empírico, realizei entrevistas semi-estruturadas, com sete estudantes de dois cursos de Pedagogia. Amparo-me, centralmente, nos estudos sobre interdisciplinaridade de Alfredo Veiga-Neto, e nos estudos sobre integração curricular de Fernando Hernandéz e Jurjo Santomé. A análise se dá a partir do campo dos Estudos Culturais, tomando como conceitos centrais: representação, currículo e narrativa. As análises indicaram que a maioria das entrevistadas acredita que a interdisciplinaridade é a melhor maneira de se organizar e planejar os conteúdos escolares. Pode-se inferir, ainda, que os conhecimentos valorizados nos cursos de Pedagogia legitimam alguns fazeres pedagógicos como mais válidos que outros. Visibilizar nas narrativas destas estudantes suas representações de interdisciplinaridade, possibilitou-me considerar que as discussões acerca deste assunto não estão esgotadas, mas sim presentes e constituindo as práticas pedagógicas das mesmas na contemporaneidade, podendo se constituir, pela pouca compreensão do conceito, num dificultador do trabalho pedagógico. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36372)Tesinas Pedagogía (1370)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)