Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Catharina da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-27T01:17:06Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/32042pt_BR
dc.description.abstractO trabalho discute representações de paternidade na perspectiva das crianças de um quinto ano do Ensino Fundamental de nove anos de Porto Alegre. Para compor o corpus da pesquisa, foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas com meninos e meninas de uma escola da rede estadual. Utilizaram-se como referencial teórico os Estudos Culturais e de Gênero, com o objetivo de localizar, descrever e problematizar essas representações. A partir da análise cultural, foi possível organizar o material empírico e localizar duas dimensões da paternidade contemporânea, nominadas na literatura sobre o tema como paternidade tradicional e nova paternidade. Os conceitos de representação e gênero foram usados como principais ferramentas de análise. Considerando a paternidade como uma construção social produzida na cultura, discute-se que as representações das crianças acerca do exercício contemporâneo da paternidade articulam tanto elementos da paternidade tradicional quanto da nova paternidade, evidenciando a fronteira entre essas duas dimensões, que exarceba e complexifica os significados culturais da paternidade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPaternidadept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRelação pais-filhospt_BR
dc.title"Tem pais que podem se importar mais com os filhos" : representações de paternidade de criançaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000786292pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples