Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud: Envíos recientes
Mostrando ítems 61-70 de 613
-
Educação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chico
(2023) [Tesis de maestría]A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral ... -
A educação para as relações étnico-raciais na formação docente : uma análise dos currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas do Rio Grande do Sul
(2023) [Tesis de maestría]A presente pesquisa discute e analisa o currículo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Educação Superior públicas do Rio Grande do Sul (RS) e as implicações da Educação das Relações ... -
Influência do estrogênio nas disfunções temporomandibulares em ratas ovariectomizadas
(2023) [Tesis de maestría]Introdução: Mulheres sofrem mais com dores crônicas do que homens, sendo a percepção, tolerância e limiares diferentes entre os sexos. As causas desse dimorfismo sexual podem estar relacionadas às variações hormonais do ... -
As implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeito
(2023) [Tesis de maestría]É fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. ... -
Educação em saúde planetária na graduação médica
(2023) [Tesis de maestría]Esta dissertação relata o surgimento do ensino sobre Saúde Planetária (SP) em faculdades de medicina no Brasil, utilizando a Teoria Ator-Rede como base teórica e ferramenta didática para a explanação dos domínios de SP ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Tesis de maestría]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Tesis de maestría]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Análise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTS
(2023) [Tesis]O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
(2023) [Tesis]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
Os desafios das metodologias ativas para o ensino na área das tecnologias de informação e comunicação : estudo do caso “Apple Developer Academy”
(2023) [Tesis]Num mundo permeado por incessantes avanços tecnológicos, a educação formal segue em constante aprimoramento, incorporando novos modelos de aprendizagem e reconfigurando as práticas educacionais. Nesse contexto, destacam-se ...