Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud: Envíos recientes
Mostrando ítems 1-10 de 613
-
O programa nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR) : da implementação à repercussão na prática profissional dos professores de Ciências e de Matemática
(2024) [Tesis]De acordo com o último censo escolar divulgado pelo Inep, no Brasil há mais de 150 mil professores sem formação em nível superior, além de uma quantidade expressiva de professores que possuem formação em nível superior, ... -
Articulação entre interdisciplinaridade e alfabetização científica : os desafios na formação de professores de escolas públicas na região da Campanha do Rio Grande do Sul
(2024) [Tesis]A Tese tem como foco o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, fundamentado nos princípios da Alfabetização Científica e da interdisciplinaridade. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar como a interdisciplinaridade ... -
Internacionalização acadêmica em Química : impacto na produção científica e redes de colaboração de pesquisadores brasileiros
(2024) [Tesis]Este trabalho avaliou o desempenho da produção científica brasileira e o impacto da formação acadêmica no exterior na produção científica dos doutores em Química que participaram do programa de Doutorado Sanduíche no ... -
Parcerias público-privadas na produção de políticas curriculares com foco na reforma do ensino médio : área de Ciências da Natureza
(2024) [Tesis]A pesquisa investiga como a educação vem sendo tratada como um objeto de investimento financeiro por grupos empresariais e agências filantrópicas, entre outros, que, por meio de parcerias público-privadas, produzem políticas ... -
Formação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médio
(2024) [Tesis]O Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos normativos, tem proposto reformas para aprimorar o sistema educacional brasileiro. Embora haja controvérsias em torno da BNCC, ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade no contexto da reforma do novo ensino médio : um estudo em documentos oficiais e em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias/química
(2024) [Tesis de maestría]A pesquisa tem como objetivo investigar como se materializa a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área de Ciências da Natureza/Química, nas políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM), mediante ... -
Implementação da metodologia de resolução de problemas no ensino médio por meio de ambiente virtual de aprendizagem : um estudo investigativo
(2024) [Tesis]Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) vem sendo cada vez mais utilizado no contexto educacional, principalmente após a pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais precisaram ser suspensas. Nesse sentido, esta ... -
Uma analítica wittgensteiniana : frente aos estruturalismos na educação (Matemática) escolar
(2021) [Tesis de maestría]Resumo não disponível. -
Recursos educacionais abertos : vídeos e podcasts no componente curricular de Ciências no ensino fundamental
(2024) [Tesis de maestría]O tema dessa pesquisa está centrado nos Recursos Educacionais Abertos (REA), delimitados no formato de podcasts e vídeos, que se inserem dentro do contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como ... -
Horizontes climáticos : explorando a temática ambiental no ensino de Biologia
(2024) [Tesis de maestría]Este trabalho compreende dois capítulos interligados que exploram a temática das mudanças climáticas e seu impacto na relação humana com a natureza, além de um tópico que os precede sobre a relação histórica entre humanidade ...