Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Práticas interdisciplinares"
Resultados 1-6 de 6
-
Construção de ilhas interdisciplinares de racionalidade sobre agroecologia : contribuições para o ensino de ciências
(2022) [Dissertação]As metodologias de ensino são essenciais, pois, através delas, conseguimos desenvolver propostas didáticas para trabalhar interdisciplinarmente nas aulas de ciências. O tema Agroecologia pode, assim, expandir até a comunidade, ... -
Da situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campo
(2023) [Tese]Progressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de ... -
Os desafios das metodologias ativas para o ensino na área das tecnologias de informação e comunicação : estudo do caso “Apple Developer Academy”
(2023) [Tese]Num mundo permeado por incessantes avanços tecnológicos, a educação formal segue em constante aprimoramento, incorporando novos modelos de aprendizagem e reconfigurando as práticas educacionais. Nesse contexto, destacam-se ... -
A docência compartilhada no ensino de Ciências do 9º ano do ensino fundamental : as especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar
(2022) [Dissertação]O ensino das Ciências da Natureza tem sido objeto de investigação sob diferentes enfoques, frequentemente na busca por caminhos para qualificá-lo e torná-lo mais significativo aos estudantes. Entendemos que a interdisciplinaridade ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade na educação infantil e na educação do campo: vivências formativas com alunos e professores
(2023) [Tese]O presente trabalho investigou os limites e as possibilidades da utilização das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na Educação Infantil e na Educação do Campo. Desta forma, propôs e avaliou as potencialidades desta ... -
A interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de licenciatura em educação do campo da área de Ciências da Natureza
(2022) [Tese]Nesta investigação tivemos como objetivo central compreender como as práticas pedagógicas dos docentes-formadores dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo de Ciências da Natureza do Rio Grande do Sul potencializam ...