Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Tauceda, Karen Cavalcanti"
Resultados 1-8 de 8
-
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2009) [Dissertação]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
Schollert, Milene Matos (2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2014) [Tese]A presente pesquisa versa sobre o aprender a aprender dos diferentes sujeitos/atores em situações de ensino problematizadoras e diversificadas, produzidas na dinâmica do contexto escolar. A aprendizagem, neste estudo, é ... -
A educação ambiental crítica na formação inicial do professor de Química : um diagnóstico das universidades públicas do nordeste brasileiro
Silva, Norma Nancy Emanuelle Silverio da (2023) [Tese]No cenário de múltiplas tendências político-pedagógicas na Educação Ambiental – EA, das incertezas e fragilidades provocadas pela velocidade dos acontecimentos e indicadores de gravidade da crise socioambiental, questionamos: ... -
O ensino de ciências e biologia e a sala de aula invertida : uma tendência contemporânea
Oliveira, Márcia Alexsandra Rodrigues de (2019) [Dissertação]A pesquisa propõe que aspectos da “Sala de Aula Invertida”, podem impulsionar outras metodologias diferenciadas, pois poderá possibilitar uma “escuta sensível”, a “reflexão-ação” e a “aprendizagem significativa”. A pesquisa ... -
Investigando a epistemologia e a didática das Ciências : discussões necessárias para a compreensão do fazer pedagógico do professor de Ciências
Scheffer, Fabiana de Mello (2023) [Dissertação]A maneira como o conteúdo curricular de ciências é apresentado enquanto objeto de ensino, estabelece uma reflexão epistemológica, que, na urgência das discussões do fazer pedagógico do professor, deve estar impressa nas ... -
Metodologias ativas no ensino médio : um olhar dos docentes das ciências da natureza no município de Iguatu, Ceará
Sousa, Diana Clementino de Oliveira (2020) [Dissertação]A educação básica é uma fase importante na preparação do educando para a interação com o mundo que o cerca, afirma-se que o ensino de Ciências nessa fase deve oportunizar momentos em que seja possível aos educandos construir ... -
Teoria e prática : interações e possibilidades para o desenvolvimento do ensino de Ciências na perspectiva da aprendizagem significativa
Pascual, Deise Fernandes Hoffmann (2023) [Dissertação]O ensino das ciências da natureza passou a ser visto de forma separada, sendo dividido em disciplinas, com o intuito de atender as demandas do avanço tecnológico e da globalização mundial em crescente desenvolvimento. Essa ...