Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Assunto "Ciências"
Resultados 1-8 de 8
-
Concepções alternativas de estudantes do ensino médio sobre ácidos e bases : um estudo de caso
(2008) [Dissertação]Esta pesquisa procura identificar as concepções alternativas dos alunos sobre ácidos e bases. A pesquisa foi realizada envolvendo 203 alunos do Ensino Médio, dos quais 111 alunos da 1ª série e 92 alunos da 3º série. O ... -
Desafio pré-vestibular UFPEL : a extensão universitária na formação de professores de ciências da natureza
(2017) [Dissertação]A pesquisa refere-se à análise do projeto de extensão Desafio Pré-vestibular como espaço para a formação de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), procurando compreender os discursos que interpelam ... -
O dispositivo político educacional das avaliações em larga escala no Brasil e educação em ciências/química : uma análise de produções sobre o Enem nas mídias e em documentos oficiais
(2020) [Tese]A pesquisa realizada para esta Tese de Doutorado analisa os discursos que circulam em documentos oficiais e nas mídias, procurando perceber como esses operam e legitimam o Enem como dispositivo político educacional. Como ... -
A doação de órgãos e tecidos como problematização do corpo nas artes e nas ciências
(2010) [Dissertação]Assentada numa abordagem pós-estruturalista de Estudos Culturais, de inspiração foucaultiana, esta dissertação buscou tensionar a intersecção entre o campo das ciências e o das artes. Para tanto, tomou os discursos ... -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Ensino de ciências : uma proposta para adequar o conhecimento ao cotidiano - enfoque sobre a água
(2010) [Dissertação]Os assuntos que envolvem o ensino de ciências são capazes de despertar a curiosidade das crianças de maneira envolvente. Quando são aplicadas no contexto escolar atividades dinâmicas e participativas o aluno torna-se agente ... -
As políticas educacionais em construção no ENEM : uma abordagem da área das ciências da natureza e suas tecnologias
(2013) [Dissertação]Enquanto um mecanismo avaliador dos estudantes egressos do Ensino Médio, o ENEM vem atuando no controle e na regulação das propostas curriculares desse nível de ensino. Este trabalho desenvolveu a pesquisa de mestrado na ... -
Representações escolares : produção e constituição de formas de conhecimento em educação em ciências
(2011) [Dissertação]presente pesquisa investiga as representações de conhecimentos químicos e sua relação com a Escola – Básica e Superior. Para tanto, elegemos dois autores como referências teóricas básicas e um conceito químico exaustivamente ...