Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Autor "Duarte, Cláudia Glavam"
Resultados 1-7 de 7
-
A artesania da docência e suas aproximações com as Ciências da Natureza
Guatimosim, Juliana dos Santos (2024) [Dissertação]A presente Dissertação buscou problematizar a concepção da docência sob a perspectiva do trabalho artesanal, reconhecendo-a como uma atividade que envolve criatividade, habilidade técnica e uma abordagem estética e ética. ... -
O devir-criança e a possibilidade de OutraMundar (neste mundo) : o animismo infantil
Mittmann, Verônica de Lima (2024) [Tese]A presente tese foi orientada pelas seguintes questões: 1) Quais outros mundos são possíveis quando imantados pelo devir-criança? 2) Como contocartografar forças atuantes nos encontros formativos com as crianças? e teve ... -
Entre olimpíadas de Matemática e exercícios : exercit(ações)² de um estudante-egiptólogo
Silva, Patrícia Lima da (2023) [Tese]Essa pesquisa se dedica a estudar a temática das olimpíadas de Matemática no Brasil, evento que tem afetado escolas de Educação Básica em todo território nacional e faz parte da vida acadêmica de muitos estudantes e ... -
O “fazer diferente” na perspectiva de docentes de Matemática : efeitos da racionalidade neoliberal
Lauxen Neto, Guilherme Franklin (2023) [Dissertação]Esta dissertação é fruto de uma caminhada investigativa que se propôs a problematizar enunciações de professores de matemática sobre a incessante necessidade de fazer algo diferente no exercício da docência. Procurou-se ... -
Processos artísticos e educacionais (incidentais) vivenciados por mulheres travestis e transexuais do Recife e as fissuras no cis-tema
Silva, Filipe Lima (2021) [Tese]Este trabalho lastreia-se em problematizações e possibilidades instigadas pelo trabalho artístico-gerador de Francisco Ludermir Ferreira com corpus-trans (travestis, transexuais, transgêneros) de Recife –PE, para o campo ... -
Tensionamentos no dispositivo da seriação : a matemática escolar no contexto multisseriado
Panni, Mari Teresinha Alminhana (2019) [Dissertação]A presente dissertação busca identificar e analisar os tensionamentos que a Multisseriação provoca na forma de organização escolar seriada, especificamente no que tange ao currículo de matemática. A pesquisa realizada em ... -
Tudo é rede, conexão e simultaneidade! Problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade : um campo interdisciplinar de enunciabilidades disciplinares
Mittmann, Verônica de Lima (2017) [Dissertação]A presente Dissertação teve por objetivo problematizar a interdisciplinaridade, entendendo que essa tem se constituído em uma das verdades contemporâneas pertencentes ao discurso do campo educacional que teria por objetivo ...