Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por título
Mostrando ítems 1-20 de 601
-
A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza
(2018) [Tesis]As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ... -
Abordagens lúdicas e digitais para o ensino da classificação periódica dos elementos químicos
(2016) [Tesis de maestría]Esta pesquisa tem como objetivo abordar diferentes metodologias de ensino utilizando recursos midiáticos no Ensino Médio para ensinar o conteúdo de Química Tabela Periódica e suas propriedades. Também, verificar, junto aos ... -
Abordagens sobre a produção científica brasileira em números, conceitos e quase letras
(2017) [Tesis]Com a adoção de diferentes estratégias de pesquisa identificadas no texto como “Números”, “Conceitos” e “Quase letras”, a tese busca compreender as relações entre as condições de atuação científica, os comportamentos ... -
Acessibilidade sensorial para o acesso à educação superior pública pelas pessoas com deficiência : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos no âmbito da Capes e UAB
(2020) [Tesis de maestría]A pesquisa realizada dispôs-se a identificar as atuais políticas de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcD), disponibilizadas pelo Estado Brasileiro, por meio de legislações e programas, e direcionadas à área ... -
Ações afirmativas na pós-graduação
(2019) [Tesis de maestría]Esta pesquisa reúne dados de estudos recentes sobre o perfil dos pós-graduandos no Brasil. Apesar da ausência de informações coletadas historicamente e de forma a abranger todos os cursos de mestrado e doutorado, as análises ... -
Agroecologia e a questão da segurança alimentar : contribuições para o ensino de Ciências a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade em contexto de escola do campo
(2022) [Tesis]Apresenta-se, na presente tese, uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que foi realizada em turma de terceiro ano de Ensino Médio em uma escola pública em Caçapava do Sul - RS, tendo por objetivo compreender e discutir ... -
Água : temática integradora dos conteúdos curriculares aos temas transversais a partir de metodologias investigativas
(2018) [Tesis]A realidade das escolas brasileiras faz com que nós, professores, muitas vezes nos sintamos desestimulados. O espaço físico de salas de aula e laboratório não são adequados, são poucos os recursos didáticos para realizar ... -
Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental : importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes
(2020) [Tesis]Esta tese apresentou como objetivo geral compreender a necessidade de promover a Alfabetização Científica (AC) com enfoque CTS no Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir do contexto que cerca ... -
A alfabetização científica de estudantes de licenciatura em ciências biológicas e sua influência na produção de materiais didáticos
(2016) [Tesis de maestría]Atualmente o que se verifica é que o ensino de Ciências, de um modo geral, tem priorizado essencialmente a aprendizagem de conceitos, em detrimento de uma compreensão mais ampla da ciência. Ao observar o sistema de ensino ... -
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
(2020) [Tesis]Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de ... -
Alfabetização tridimensional, contextualizada e histórica no campo conceitual da estereoquímica
(2015) [Tesis]A compreensão dos processos de aprendizagem de conceitos no campo da estereoquímica e o desenvolvimento de uma estratégia didática que favoreça sua aprendizagem foram os principais objetivos desse trabalho. A compreensão ... -
Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais
(2008) [Tesis de maestría]Nesse artigo busca-se discutir algumas questões importantes para serem pensadas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências nos anos iniciais de escolas de ensino fundamental. Neste trabalho se buscou, por meio de ... -
Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
(2023) [Tesis de maestría]Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma ... -
Uma análise cientométrica dos servidores da Capes com pós-graduação “stricto sensu”
(2020) [Tesis de maestría]Considerando a importância e a necessidade de avaliar o impacto de ações de desenvolvimento para as organizações, identificar de que forma uma instituição pública está aproveitando os recursos despendidos na qualificação ... -
Uma análise crítica, a partir do enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS), do ensino de botânica na educação básica
(2018) [Tesis de maestría]O objetivo geral desta pesquisa foi realizar uma análise crítica de alguns aspectos relacionados ao Ensino de Botânica na Educação Básica no Brasil, a partir dos referenciais teóricos do ensino com enfoque Ciência-Tecnologia- ... -
Uma análise da atuação da EMBRAPII no desenvolvimento da PD&I no Rio Grande do Sul
(2022) [Tesis de maestría]A inovação é uma forma de impulsionar a indústria, através do uso do conhecimento para gerar novos bens e processos que levam para o mercado novos bens, que trazem mais bem-estar social e movimentam a economia do país. A ... -
Análise da elaboração de relatório de gestão e o seu resultado para a aprendizagem organizacional : estudo de caso CNPq
(2016) [Tesis de maestría]O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados da análise da atividade de elaboração de relatório de gestão e o seu uso para a aprendizagem organizacional no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ... -
Análise da evolução conceitual de alunos do 7º ano, que utilizam recursos audiovisuais na aprendizagem de ciências, dentro da teoria dos construtos pessoais de Kelly
(2017) [Tesis]O aprendizado de Ciências Naturais deve contribuir não só para o conhecimento técnico, mas também para uma cultura mais ampla, desenvolvendo meios para a interpretação de fatos naturais, a compreensão de procedimentos e ... -
Análise da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco
(2022) [Tesis]Esta tese é um estudo analítico da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco. A construção civil é uma das indústrias que mais impactam ambientalmente, devido ao consumo de ... -
Análise da prática docente na formação de professores de química
(2016) [Tesis]Este trabalho nasce dos anseios da pesquisadora em conhecer quem são e como estão desenvolvendo suas atividades os profissionais que são responsáveis por formar professores de Química para atuarem na Educação Básica. Assim, ...