Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por autor "Souza, Diogo Onofre Gomes de"
Mostrando ítems 1-20 de 46
-
Abordagens sobre a produção científica brasileira em números, conceitos e quase letras
Strehl, Leticia (2017) [Tesis]Com a adoção de diferentes estratégias de pesquisa identificadas no texto como “Números”, “Conceitos” e “Quase letras”, a tese busca compreender as relações entre as condições de atuação científica, os comportamentos ... -
Algumas reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de ciências nos anos iniciais
Peroneo, Daniela dos Santos (2008) [Tesis de maestría]Nesse artigo busca-se discutir algumas questões importantes para serem pensadas no processo de ensino e de aprendizagem de ciências nos anos iniciais de escolas de ensino fundamental. Neste trabalho se buscou, por meio de ... -
Análise da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco
Mello Sobrinho, Arlindo Raposo de (2022) [Tesis]Esta tese é um estudo analítico da formação humanística, social e contemporânea em cursos de Engenharia Civil de Pernambuco. A construção civil é uma das indústrias que mais impactam ambientalmente, devido ao consumo de ... -
Análise do ensino de ciências nas turmas de 7º ano do ensino fundamental na rede pública dos municípios de Crato e Juazeiro do Norte - CE : um estudo de caso
Saraiva, Isabel Cristina Teixeira (2016) [Tesis de maestría]O presente estudo objetivou analisar aulas práticas de Ciências, observando a existência ou não de laboratórios, aulas de campo, a percepção dos alunos pela disciplina, a capacitação dos professores e o material disponível ... -
Uma análise sobre os alunos do curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS
Granville, Magda Lorenz (2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação de mestrado apresenta o perfil dos alunos ingressos em 2014 no curso de Especialização em Saúde da Família, financiado pelo Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica do Ministério da Saúde, ... -
Avaliação da divulgação da produção científica da pós-graduação brasileira : um olhar para as áreas de Ensino, Educaçâo e Ciências Biológicas I, II e III
Vieira, Andrea Carvalho (2023) [Tesis]O presente trabalho constitui-se de um conjunto de artigos que trazem subsídios para discussão e formulação de políticas públicas de avaliação da produção científica brasileira. Inicialmente, abordamos a avaliação da ... -
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
Molleri, Mircea Claro (2024) [Tesis]A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os ... -
Avaliação do efeito do metilfenidato na deambulação de camundongos em campo aberto
Silveira, Miriam Moschen (2007) [Tesis de maestría]Neste estudo, analisaram-se os efeitos do Cloridrato de Metilfenidato administrado em camundongos em tarefas comportamentais no espaço de campo aberto, utilizando estímulos variados. Quando o estímulo se encontrava no ... -
Avaliação dos resultados/impactos do Programa de Pesquisa para o SUS : gestão compartilhada em saúde no RS
Guidini, Marilene Bertuol (2018) [Tesis]Este estudo teve por objetivo identificar as contribuições que o Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde – PPSUS – no RS proporcionou em âmbito científico, acadêmico e para o SUS. O PPSUS é uma ... -
Uma cartografia do cuidado em saúde bucal na formação acadêmica em odontologia
Flores, Eliane Maria Teixeira Leite (2013) [Tesis]A dimensão de política pública assumida pelo ensino em saúde redireciona a construção do conhecimento, a partir das participações dos professores e dos estudantes, para o maior envolvimento da odontologia com a sociedade. ... -
Cognição, memória de trabalho e satisfação de vida : dificuldades para traçar o perfil de crianças vivendo na periferia
Kolben, Gabriela Elisa Thiel (2014) [Tesis de maestría]Resumo não disponível -
Comunicação científica em blogs : convergências e divergências nas visões do pesquisador e da sociedade-relato de caso
Berti, Fabio Ramos (2012) [Tesis]Esta tese investiga que tipo de influência conteúdos publicados em blogs na internet podem ter sobre os seus leitores, bem como as convergências e divergências na visão de cientistas e da sociedade sobre esses conteúdos. ... -
Desenvolvimento de recurso multimídia para educação continuada de pacientes e familiares no tratamento das anomalias craniofaciais
Oliveira, Amanda Almeida de (2018) [Tesis]As fissuras de lábio e/ou palato são anomalias congênitas caracterizadas pela ausência de estruturas nasais e/ou palatinas que interferem profundamente na vida dos pacientes e familiares. A prevalência mundial é de 1,53 ... -
Desenvolvimento e utilização de equipamentos da neurociência para subsidiar a descoberta científica por alunos do ensino básico à pós-graduação
Borba Filho, Gilvan Luiz (2015) [Tesis]A ciência e tecnologia andam juntas. A ciência fornece o conhecimento para a geração de novas tecnologias que, porsua vez, disponibiliza novas ferramentas para a geração de novos conhecimentos. Uma educação científica deve ... -
Dificuldades de aprendizagens : um olhar nos aspectos psicomotores
Peruzzo, Vagner (2015) [Tesis de maestría]Resumo não disponível -
Educação [em tempo] integral : a contribuição do Programa Mais Educação - PME à comunidade escolar em um município da Serra Gaúcha/RS
Peruzzo, Vagner (2018) [Tesis]Esta tese insere-se na linha de pesquisa “Educação científica: processos de ensino e aprendizagem na escola, na universidade e no laboratório de pesquisa”, e, neste caminho, investiga as contribuições do Programa Mais ... -
Efeitos dos programas de iniciação científica e Ciência sem Fronteiras na Pós-graduação Stricto Sensu Brasileira : um olhar sobre o egresso
Balbinot Junior, Adi (2020) [Tesis]O presente trabalho apresenta uma breve descrição das políticas públicas: Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Programa Ciência sem ... -
Ensino de química : a inclusão de discentes surdos e os aspectos do processo de ensino-aprendizagem
Machado, Raquel Brusco (2016) [Tesis de maestría]A inclusão de estudantes surdos nas escolas da rede pública estadual, prevista em legislação, está crescendo e dando origem a um novo cenário educacional. A presença de tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais ... -
Evasão de ex-bolsistas do Programa de Demanda Social da Capes
Paiva, Patrícia Reis (2021) [Tesis]O Programa de Demanda Social da Capes é o maior e mais antigo programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu do país. Aqui, pretende-se aprimorar sua gestão pela identificação do perfil (2010-2018) e dos principais ... -
Formação de recursos humanos de alto nível : (mais) alguns aspectos a considerar
Martins, Genoseinia Maria da Silva (2013) [Tesis]A literatura aponta que a competitividade de um país depende de sua capacidade de gerar conhecimento técnico-científico e converter esse conhecimento em desenvolvimento econômico e social. A Pós-Graduação tem caráter ...