Listar Educación en Ciencias: Química de la Vida y Salud por título
Mostrando ítems 419-438 de 586
-
As perspectivas dos alunos no ensino médio politécnico : ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação básica
(2015) [Tesis de maestría]O presente estudo é o resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Educação em Ciências: química da vida e saúde, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo consiste na análise reflexiva sobre ... -
Perspectivas para a inclusão de pessoas com deficiência : estudo de caso em uma instituição pública federal à luz da teoria das representações sociais
(2023) [Tesis]A inclusão de pessoas com deficiência, embora seja um tema bastante abordado academicamente, compreende um campo de estudo amplo e que deve ser revisitado constantemente, uma vez que práticas inclusivas e garantias de ... -
Pesquisa médica em hospitais no Brasil : pesquisa, assistência, pós-graduação, produção e colaboração científica
(2022) [Tesis]A presente tese tem como objetivo principal analisar a produção científica produzida por hospitais públicos e privados brasileiros selecionados por suas contribuições no atendimento médico-hospitalar, no ensino e destaque ... -
A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza
(2018) [Tesis]A compreensão da complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação diferenciada, que promova a interconexão de saberes e a capacidade de resolver problemas provindos dessa realidade. Para isso, é preciso ... -
O PIBID e a docência na educação física : perspectivas na formação inicial e continuada
(2015) [Tesis]A presente tese tem o objetivo de investigar as contribuições do PIBID no processo formativo docente em Educação Física: caracterizando o processo de inserção do Licenciando em Educação Física no cotidiano das escolas da ... -
Planejamento estratégico à luz da complexidade, do pensamento divergente e da visão prospectiva – avanços na qualidade da gestão : o caso do CNPq
(2016) [Tesis]Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a ... -
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores
(2019) [Tesis]A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ... -
Polifasia cognitiva como fator impulsionador da assimilação de conhecimento da capacidade absortiva individual : contribuição para a aprendizagem organizacional
(2024) [Tesis]Esta tese analisa os fatores da polifasia cognitiva que são impulsionadores da assimilação de conhecimento da capacidade absortiva individual, buscando alavancar a aprendizagem organizacional. Essa temática tem sido foco ... -
Política educacional : percepções dos estudantes da área de engenharia elétrica e dos coordenadores do programa Ciências sem Fronteiras
(2016) [Tesis]Esta tese visa analisar a trajetória dos bolsistas egressos da graduação sanduíche e as avaliações feitas pelos coordenadores das instituições de ensino superior (IES) envolvidas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), ... -
Políticas de currículo e reformas no ensino médio : uma análise de contextos em documentos e na percepção de professores de ciências da natureza
(2019) [Tesis de maestría]A pesquisa tem o objetivo de investigar o movimento de produção e instituição de reformas curriculares para o Ensino Médio, após a Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional – LDBEN (Lei. 9.394/1996), buscando ... -
As políticas educacionais em construção no ENEM : uma abordagem da área das ciências da natureza e suas tecnologias
(2013) [Tesis de maestría]Enquanto um mecanismo avaliador dos estudantes egressos do Ensino Médio, o ENEM vem atuando no controle e na regulação das propostas curriculares desse nível de ensino. Este trabalho desenvolveu a pesquisa de mestrado na ... -
A popularização da ciência a partir da análise do Programa "Ciência na Sociedade Ciência na Escola" desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2015) [Tesis de maestría]Este estudo de caso tem o objetivo de analisar a trajetória do Programa “Ciência na Sociedade Ciência na Escola” no período de 2009 a 2013. O Programa nasceu a partir do incentivo dado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia ... -
Popularização da neurociência e educação : a produção de um documentário e as representações do cérebro no imaginário escolar e universitário
(2019) [Tesis]Esta tese irá discutir e apresentar as possibilidades da utilização de ferramentas que comunicam ciência e o espaço museal com o objetivo de trabalhar e discutir a neurociência. Na primeira etapa, apresentamos os resultados ... -
Por que os homens nunca ouvem e as mulheres não sabem estacionar? : analisando a rede de discursos das neurosciências quanto às questões de gênero em alguns artefatos culturais
(2008) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem como objetivo investigar alguns artefatos culturais - revistas de divulgação científica e programas de TV - que abordam as temáticas relacionadas às neurociências, analisando na rede de discursos, ... -
Portal de Periódicos da Capes : análise de suas contratações sob a perspectiva dos ciclos de políticas públicas
(2020) [Tesis]O objetivo-geral dessa pesquisa foi analisar, sob a perspectiva dos ciclos de políticas públicas, as contratações realizadas pela CAPES para a oferta de conteúdos e recursos científicos eletrônicos aos usuários do Portal ... -
Portal de Periódicos da Capes : uma análise do conteúdo mediante a aplicação da ferramenta SWOT
(2015) [Tesis de maestría]A presente pesquisa buscou a construção de ferramentas de análise do conteúdo para classificação (em pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) das características atribuídas ao Portal de Periódicos da Capes ... -
Pós-graduação : impactos, desafios e oportunidades sob a luz da equidade de gênero
(2019) [Tesis]O papel das mulheres nas sociedades contemporâneas tem sido amplamente discutido pela literatura especializada, particularmente, suas atribuições no sistema de produção. Estudos apontam que, apesar de cada vez mais inseridas ... -
Possibilidades no ensino em Ciências da natureza a partir de bibliografia intitulada guia prático para estudos de biodiversidade para o nível médio
(2023) [Tesis de maestría]O trabalho trata da análise de conhecimentos científicos sobre o tema Biodiversidade de maneira contextualizada quanto aos diferentes ambientes brasileiros, em específico a região sul. São avaliadas as condições para ... -
Potencialidades e limites da situação de estudo para a formação pela pesquisa no ensino de física
(2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa focalizou um processo de organização do currículo escolar denominado Situação de Estudo (SE). A SE busca trabalhar um currículo mais flexível, tendo como ponto de partida as realidades vividas pelos estudantes. ... -
PPSUS : um estudo avaliativo a partir do ponto de vista do CNPq
(2021) [Tesis]O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), política intersetorial da área de saúde e de ciência, tecnologia e inovação, tem como propósitos: financiar pesquisas em temas prioritários de saúde ...