Browsing Science Education: Chemistry of Life and Health by Author "Del Pino, Jose Claudio"
Now showing items 1-20 of 77
-
A abordagem CTS no contexto da formação e da atuação dos professores da área de ciências da natureza
Cortez, Jucelino (2018) [Thesis]As ações que permeiam a Educação e o Ensino das Ciências da Natureza estão em constante transformação, buscando sempre atender anseios para o desenvolvimento de um educando apto a enfrentar os desafios de uma sociedade ... -
Alfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentável
Gasparotto, Juliana Schwingel (2020) [Thesis]Este estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de ... -
Alfabetização tridimensional, contextualizada e histórica no campo conceitual da estereoquímica
Raupp, Daniele Trajano (2015) [Thesis]A compreensão dos processos de aprendizagem de conceitos no campo da estereoquímica e o desenvolvimento de uma estratégia didática que favoreça sua aprendizagem foram os principais objetivos desse trabalho. A compreensão ... -
Análise da prática docente na formação de professores de química
Silva, Denise da (2016) [Thesis]Este trabalho nasce dos anseios da pesquisadora em conhecer quem são e como estão desenvolvendo suas atividades os profissionais que são responsáveis por formar professores de Química para atuarem na Educação Básica. Assim, ... -
Análise de uma proposta de ensino de compostos inorgânicos e reações químicas, e da pesquisa de iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio
Menegasso, Paulo José (2011) [Dissertation]Investiga-se, neste trabalho, a análise de uma proposta de ensino de química, utilizando uma metodologia integradora de conteúdos e a iniciação científica no ensino profissionalizante pós-médio. Os alunos, ao ingressarem ... -
Aprender ciências e biologia com atividades lúdicas é bem mais fácil! Será?
Santos, Weyffson Henrique Luso dos (2015) [Dissertation]A partir da análise de 10 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi possível compreender e problematizar os discursos ... -
Aprendizagem de conceitos biológicos através do estudo das representações mentais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2009) [Dissertation]No ano de 2007 foram analisadas representações mentais de alunos do 1º ano do ensino médio, na disciplina de biologia da Escola Estadual Parobé, Porto Alegre, RS. Foi avaliada a influência das figuras do livro didático ... -
Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saberes populares : referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos
Beber, Silvia Zamberlan Costa (2018) [Thesis]O processo que envolve o ensino e a aprendizagem de Ciências, em especial a Química, constitui o foco central desta pesquisa participante de abordagem qualitativa. Partimos do pressuposto defendido por Joseph Novak de que ... -
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio
Wirzbicki, Sandra Maria (2015) [Thesis]O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2011) é uma política pública que avalia, seleciona e distribui livros didáticos (LDs) para estudantes da educação básica brasileira. Apesar disto, os livros apresentam ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
Nunes, Paula (2008) [Dissertation]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Átomo, representação e filosofia da química : caminhos para a transição da linguagem diagramática para a discursiva em aulas da educação básica
Kavalek, Débora Schmitt (2016) [Thesis]Por um lado, visualiza-se a ciência química, sua bela história, conceitos e teorias que podem levar a inúmeros questionamentos, reflexões e análises, de outro lado, a realidade nos revela um ensino que, na maioria das ... -
A atuação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia frente ao sistema nacional de pós-graduação : uma reflexão a partir da Lei nº 11.892/2008
Alves, Carina Gomes Messias (2016) [Thesis]Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs -, criados pela Lei nº 11.892/2008 a partir da agregação/transformação de antigas instituições de educação profissional, são instituições de educação superior, ... -
Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RS
Schwambach, Ailim (2010) [Dissertation]O crescimento da população e o aumento do consumo de recursos naturais acentuam a poluição da água, do ar e do solo, o que é evidenciado pelo crescente desaparecimento de espécies década após década, apenas um dos muitos ... -
Ciência e compreensão : abordagem fenomenológico-hermenêutica e processo educacional em ciências fundamentado
Moura, Paulo Rogério Garcez de (2016) [Thesis]A presente Tese Doutoral tratou das elaborações teórico-filosóficas de Martin Heidegger e das produções científico-filosóficas de Werner Heisenberg, em diálogo com seus contemporâneos do Círculo de Bohr. Destaca-se o diálogo ... -
Concepções alternativas de calouros de química sobre conceitos fundamentais da química geral
Silva, Shirley Martim da (2008) [Dissertation]Esta investigação tem como objetivo inventariar as concepções alternativas ao conhecimento científico expressas por estudantes universitários que cursam a disciplina de Química Geral Teórica no Departamento de Química ... -
A construção cooperativa de noções fundamentais à química
Samrsla, Vander Edier Ebling (2007) [Dissertation]A investigação sobre as concepções alternativas dos estudantes para os conhecimentos científicos é uma das principais ênfases das pesquisas realizadas no âmbito da didática das ciências. Neste contexto de pesquisa, em ... -
A construção da interdisciplinaridade a partir dos saberes docentes nas ciências naturais : a realidade de duas escolas públicas do norte do Rio Grande do Sul
Carminatti, Bruna (2015) [Dissertation]O Ensino Médio Politécnico trata-se de uma proposta de mudança curricular oriunda da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul, sugerida frente à demanda de melhoras neste nível de ensino, que foi implantada no Estado a ... -
A construção da linguagem escrita por crianças por meio das tecnologias tangíveis
Ferreira, Ruhena Kelber Abrão (2015) [Thesis]Décadas atrás, o senso comum relatava o uso da informática desvinculado do processo de aprendizagem nas instituições escolares. Esta era tida ora como a salvadora da educação, ora como um recurso de entretenimento. A ... -
O contexto escolar e as situações de ensino em ciências : interações que se estabelecem na aprendizagem entre alunos e professores na perspectiva da teoria dos campos conceituais
Tauceda, Karen Cavalcanti (2014) [Thesis]A presente pesquisa versa sobre o aprender a aprender dos diferentes sujeitos/atores em situações de ensino problematizadoras e diversificadas, produzidas na dinâmica do contexto escolar. A aprendizagem, neste estudo, é ... -
Contribuições da prática profissional integrada na formação inicial de professores
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana (2014) [Thesis]Esta tese aborda a formação de professores, a partir do Estudo de Caso do curso de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - câmpus Panambi. Iniciou pela inquietação da ...