Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 318-337 de 601
-
O herbário IPA Dárdano de Andrade Lima e sua contribuição para o conhecimento botânico : um estudo de caso
(2023) [Dissertação]Os herbários funcionam como instrumento didático para pesquisadores e população em geral, a fim de conhecer e reconhecer a flora de uma região. Esta dissertação teve por objetivo verificar a importância das coleções que ... -
Hiperatividade ou indisciplina : o TDAH e a patologização do comportamento desviante na escola
(2012) [Dissertação]O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) configura-se, atualmente, como um dos transtornos cada vez mais diagnosticados em indivíduos de idade escolar. Ao invés de tomar o TDAH como um fato científico ... -
História e filosofia da Ciência e as redes de conhecimento : explorando convergências epistemológicas na didática das Ciências
(2023) [Tese]Esta tese de Doutorado teve como principal objetivo investigar e aprofundar a relação envolvendo a convergência epistemológica entre Gaston Bachelard e Imre Lakatos no que tange à História da Ciência e o conceito Redes de ... -
Histórias de vida de docentes da área de ensino de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFRGS : evidências documentais da formação e do trabalho
(2024) [Dissertação]Este trabalho buscou estudar as vivências e trajetórias individuais de profissionais da docência em ciências naturais atuantes na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No domínio ... -
Histórias em quadrinhos como local de aprendizagem : saberes ambientais e a formação de sujeitos
(2008) [Dissertação]Apresento nesta dissertação de mestrado, inspirada na ótica pós-moderna e no campo dos Estudos Culturais, uma discussão sobre a importância da mídia enquanto formadora de identidades e formuladora de modos de ser sujeito. ... -
Hortas escolares : análise da etapa piloto do Projeto Hortas Pedagógicas prevendo proposta de expansão por competição de hackathon
(2021) [Tese]O objetivo principal deste estudo consistiu em compreender o conceito aplicado de horta escolar no contexto da inovação do setor público, focando na multifuncionalidade da horta e na metodologia do hackathon para propor o ... -
Hortas escolares como instrumento de aprendizagem e de promoção da alimentação saudável
(2020) [Tese]Uma longa atuação profissional e preocupação com questões como Insegurança Alimentar, desnutrição e obesidade em crianças e adolescentes, alimentação saudável e Hortas Escolares foram algumas das pautas que impulsionaram ... -
Identidade, trabalho e aposentadoria : estudo com trabalhadoras aposentadas de uma fundação pública
(2016) [Tese]Este estudo discute como o trabalho influencia a construção da identidade e quais suas consequências frente à aposentadoria. Os sujeitos desta pesquisa são servidoras aposentadas de uma agência pública de fomento à ciência ... -
Ilhas interdisciplinares de racionalidade na educação infantil e na educação do campo : vivências formativas com alunos e professores
(2023) [Tese]O presente trabalho investigou os limites e as possibilidades da utilização das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade na Educação Infantil e na Educação do Campo. Desta forma, propôs e avaliou as potencialidades desta ... -
Impacto do estágio de docência sobre o ensino de graduação de bioquímica
(2007) [Dissertação]Durante a análise investigativa, duas temáticas foram ressaltadas: tema e projetos. Ambos, em sua maioria, foram propostos pelos alunos do programa de pós-graduação em Bioquímica. Todos os professores envolvidos nos projetos ... -
Impactos da pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da educação básica : do processo de reflexão às transformações no ensino brasileiro
(2015) [Dissertação]Este trabalho procurou investigar o impacto do crescimento da Pós-graduação stricto sensu na formação de professores de português da Educação básica que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), avaliando ... -
Os impactos do programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID/CAPES) na formação do professor de física do Rio Grande do Sul
(2016) [Tese]Nos últimos anos, o debate sobre a formação de professores tem demonstrado que o magistério se tornou complexo e diversificado, e, nesse contexto, a profissão da docência já não se resume mais na mera transmissão de ... -
A implantação de clubes de ciências nas escolas do campo : uma ferramenta complementar na melhoria da qualidade do ensino de ciências
(2018) [Dissertação]Este estudo apresenta uma pesquisa sobre a ausência de laboratórios de ciências nas Escolas do Campo, o impacto que a falta deles causa na aprendizagem do ensino de ciências e que alternativas podem ser utilizadas para a ... -
As implicações da perspectiva Freire-CTS na constituição do sujeito
(2023) [Dissertação]É fundamental considerar que ao tratar das interconexões entre as perspectivas de Paulo Freire e do movimento CTS, estamos lidando com um campo que possui diferentes abordagens relacionadas ao conhecível e ao cognoscente. ... -
A importância das aulas de educação física na concepção do corpo e inclusão de alunos LGBT no contexto escolar
(2020) [Tese]A pesquisa aborda a relação entre as questões de gênero, aceitação do corpo, relações interpessoais e as aulas de educação física no contexto escolar, com o intuito de verificar a realidade desses estudantes quanto as aulas ... -
A importância das metodologias e do trabalho grupal no desenvolvimento do pensamento científico no ensino de química
(2019) [Dissertação]Essa dissertação apresenta resultados de uma intervenção em sala de aula realizada em uma escola particular da região Metropolitana de Porto Alegre. Fizeram parte da investigação 16 professores, uma orientadora pedagógica ... -
A importância do Programa de Iniciação Científica (PIBIC) na formação científica dos estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
(2021) [Dissertação]Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do curso de Ciências Biológicas e que ingressaram na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais ... -
Indicadores e procedimentos de monitoramento e avaliação de desempenho complementares aos utilizados pelo sistema de avaliação da Capes : área Ciências Biológicas II
(2019) [Tese]Os indicadores aplicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para monitorar e avaliar a qualidade e o desempenho dos Programas de Pós-Graduação brasileiros fornecem importantes informações ... -
A indiferença epistêmica e suas manifestações : desafios para o ensinar na sociedade da ignorância
(2022) [Dissertação]A indiferença epistêmica apresentada na teoria dos vícios por Quassim Cassam é uma alternativa que pode justificar algumas posturas adotadas pelas pessoas diante do conhecimento produzido ao longo da história da ciência. ... -
A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação : um estudo de caso sobre tempo, idade de titulação e produção científica
(2016) [Dissertação]A Iniciação Científica (IC) possibilita a introdução do estudante de graduação na investigação científica, conduzindo-o mais cedo à Pós-Graduação. A pesquisa tem por objetivo investigar as diferenças entre titulados da ...