Navegação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por Título
Resultados 408-427 de 586
-
A pedagogia da pergunta, o ensino de ciências baseado em investigação e suas contribuições para a educação científica em Pernambuco
(2019) [Dissertação]Esta pesquisa nasce de uma trajetória e anseios do pesquisador em conhecer a educação científica dos professores e alunos de uma escola da educação básica e de uma Feira de Ciências no estado de Pernambuco. Assim teve como ... -
Pedagogia da realidade e educação matemática : entre as docências escrava e nobre
(2021) [Tese]Esta tese trata das docências. Com a filosofia de Friedrich Nietzsche, problematizam-se os valores que produzem as tipologias humanas escrava e nobre e que, ao mesmo tempo, são por elas produzidos. Enquanto a nobreza é ... -
Pensamento e Devir : um caminhar pelo trajeto formativo de professoras de química
(2020) [Tese]Este estudo teve como o objetivo capturar modos de aprender em meio às experiências que englobam a formação de professoras de Química. Do acompanhar as licenciandas do IFSUL-CaVG durante os quatro estágios curriculares, ... -
O pensamento sistêmico como estratégia para o desenvolvimento de uma educação ambiental crítica utilizando os ciclos biogeoquímicos
(2023) [Dissertação]Esta dissertação apresenta a contribuição do pensamento sistêmico e da Educação Ambiental Crítica na educação em Ciências utilizando os ciclos biogeoquímicos como tema importante para o conhecimento das relações ambientais ... -
Pensando fora da caixa : uma discussão sobre os novos dispositivos de avaliação, currículo e escola privada
(2016) [Dissertação]Esta pesquisa busca evidenciar as mudanças da relação da escola básica com a universidade, que passa por transformações tanto curriculares, quanto culturais e também por diferentes modos de legitimação no meio institucional. ... -
Percepção de alunos do ensino médio quanto ao uso das metodologias ativas no ensino de ciências
(2019) [Tese]A falta de perspectivas de ampliação dos investimentos na rede pública de ensino no Brasil incentiva, de forma dramática, a busca de mecanismos alternativos para o ensino de qualidade, especialmente, na área das Ciências ... -
A percepção de estudantes e docentes de escolas municipais do Recife sobre educação ambiental e a contribuição da universidade enquanto instituição promotora da construção do conhecimento
(2018) [Tese]Este trabalho enfoca o diálogo entre a Educação Ambiental (EA) e a Educação Escolar (EE) em escolas da Rede Municipal do Recife, considerando a percepção e a prática dos atores sociais presentes nas escolas investigadas: ... -
Percepção dos discentes de uma escola pública estadual a respeito da abordagem e a utilização de TICs no ensino
(2017) [Dissertação]Esta pesquisa tem cunho qualitativo, tendo utilizado a metodologia fenomenológica de estudo de caso e para a análise dos dados o método descritivo. Foi avaliada como as TICs são abordadas e utilizadas no ensino tendo as ... -
Perfil e trajetória das mulheres bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq das áreas de física e enfermagem
(2024) [Tese]As mulheres estão sub-representadas nas posições de mais destaque na maioria das áreas da ciência e em todos os níveis das áreas de ciências exatas, matemática e tecnologias. Em vários ramos das ciências da saúde, biológicas, ... -
Perspectivas da bolsa pesquisador visitante especial : uma modalidade do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras
(2019) [Tese]A Bolsa Pesquisador Visitante Especial – PVE do Programa Ciência sem Fronteiras – CsF atraiu pesquisadores de diversas instituições do mundo. Foram mais de mil pesquisadores que vieram ao Brasil financiados pelo Conselho ... -
Perspectivas do PROFMAT : política pública em construção
(2017) [Tese]O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é uma iniciativa pioneira da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio de diversas instituições e induzida pela Coordenação de Aperfeiçoamento ... -
As perspectivas dos alunos no ensino médio politécnico : ensino, aprendizagem, permanência e conclusão da última etapa da educação básica
(2015) [Dissertação]O presente estudo é o resultado de pesquisa realizada durante o Mestrado Educação em Ciências: química da vida e saúde, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O mesmo consiste na análise reflexiva sobre ... -
Perspectivas para a inclusão de pessoas com deficiência : estudo de caso em uma instituição pública federal à luz da teoria das representações sociais
(2023) [Tese]A inclusão de pessoas com deficiência, embora seja um tema bastante abordado academicamente, compreende um campo de estudo amplo e que deve ser revisitado constantemente, uma vez que práticas inclusivas e garantias de ... -
Pesquisa médica em hospitais no Brasil : pesquisa, assistência, pós-graduação, produção e colaboração científica
(2022) [Tese]A presente tese tem como objetivo principal analisar a produção científica produzida por hospitais públicos e privados brasileiros selecionados por suas contribuições no atendimento médico-hospitalar, no ensino e destaque ... -
A pesquisa no ensino e suas contribuições para a formação interdisciplinar de licenciandos em ciências da natureza
(2018) [Tese]A compreensão da complexidade do conhecimento e da realidade requer uma educação diferenciada, que promova a interconexão de saberes e a capacidade de resolver problemas provindos dessa realidade. Para isso, é preciso ... -
O PIBID e a docência na educação física : perspectivas na formação inicial e continuada
(2015) [Tese]A presente tese tem o objetivo de investigar as contribuições do PIBID no processo formativo docente em Educação Física: caracterizando o processo de inserção do Licenciando em Educação Física no cotidiano das escolas da ... -
Planejamento estratégico à luz da complexidade, do pensamento divergente e da visão prospectiva – avanços na qualidade da gestão : o caso do CNPq
(2016) [Tese]Este trabalho aborda a evolução do Planejamento Estratégico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sob a ótica da gestão, frente às contínuas mudanças conjunturais do país, e pretende, a ... -
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) como política da CAPES para a formação de professores
(2019) [Tese]A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sempre atuou na área da educação, em especial na pós-graduação stricto sensu, nas modalidades de mestrado e doutorado. Porém, a partir de 2007, ... -
Polifasia cognitiva como fator impulsionador da assimilação de conhecimento da capacidade absortiva individual : contribuição para a aprendizagem organizacional
(2024) [Tese]Esta tese analisa os fatores da polifasia cognitiva que são impulsionadores da assimilação de conhecimento da capacidade absortiva individual, buscando alavancar a aprendizagem organizacional. Essa temática tem sido foco ... -
Política educacional : percepções dos estudantes da área de engenharia elétrica e dos coordenadores do programa Ciências sem Fronteiras
(2016) [Tese]Esta tese visa analisar a trajetória dos bolsistas egressos da graduação sanduíche e as avaliações feitas pelos coordenadores das instituições de ensino superior (IES) envolvidas no programa Ciência sem Fronteiras (CsF), ...