Browsing Science Education: Chemistry of Life and Health by Title
Now showing items 46-65 of 569
-
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertation]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
As aprendizagens do conceito energia do metabolismo celular nas interações entre professores e estudantes mediadas pelos livros didáticos de biologia do ensino médio
(2015) [Thesis]O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (BRASIL, 2011) é uma política pública que avalia, seleciona e distribui livros didáticos (LDs) para estudantes da educação básica brasileira. Apesar disto, os livros apresentam ... -
Arborização urbana como temática para a aprendizagem significativa de conceitos científicos
(2022) [Dissertation]A arborização urbana se faz necessária, pois traz inúmeras vantagens tais como: a caracterização do município, o aumento do bem-estar da população, a melhoria do visual, a amortização da poluição, entre outros. Dentro desse ... -
A arquitetura da formação em serviço dos professores na educação de jovens e adultos
(2010) [Dissertation]Esta pesquisa desenvolve uma análise da formação da criação da EJA, bem como das condições de possibilidade para a existência de um espaço de formação em serviço capaz de dar conta de um saber deslocado, não produzido na ... -
Arte, estética, curadoria... E um pouco de semiótica na química
(2021) [Thesis]Nesta tese busco um diálogo, um entendimento, uma reflexão, uma troca entre a química, arte, estética, curadoria e algo de semiótica, pois a interdisciplinaridade tem sido um desejo e um objetivo no ensino de ciências. No ... -
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
(2019) [Dissertation]Com evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo ... -
À sombra deste jacarandá : articulações entre ciências da natureza e educação do campo na formação docente
(2020) [Thesis]A presente pesquisa teve como principal objetivo compreender como a Educação do Campo dialoga com as Ciências da Natureza, na formação em nível de licenciatura, de educadores e educadoras. O referencial teórico foi composto ... -
Atividades integradas de ensino e aprendizagem em química numa perspectiva problematizadora
(2008) [Dissertation]Uma das justificativas para a inclusão do ensino das ciências da natureza como parte do currículo da educação básica costuma ser a necessidade de proporcionar uma cultura científica mínima que permita aos estudantes ... -
Atividades investigativas na escola : compreendendo concepções a partir dos referenciais teóricos e de um grupo de docentes da educação básica
(2021) [Thesis]A pesquisa apresentou como objetivo geral compreender quais são as concepções teóricas/epistemológicas presentes em referenciais teóricos que orientam as atividades investigativas realizadas na Educação Básica (EB), bem ... -
Atividades práticas na formação inicial em pedagogia : novas perspectivas para o ensino de ciências
(2022) [Thesis]O Ensino de Ciências para os anos iniciais é caracterizado pelo fato de ser praticado por um professor polivalente, que é responsável pelo ensino de uma gama de conteúdos. Porém há uma carência na formação inicial, que não ... -
Atividades visuais no estudo de álgebra no ensino fundamental : um olhar neurocientífico para a aprendizagem de matemática
(2023) [Dissertation]O ensino de álgebra na educação básica tem sido frequentemente pautado em memorização e repetição, resultando em uma falta de conexão com outros conteúdos e com situações do cotidiano. Essa abordagem desconectada contribui ... -
Um ato de poder : narrativas das mulheres da química sobre suas experiências
(2017) [Thesis]A presente tese de doutorado foi desenvolvida junto ao Núcleo de Estudos sobre Currículo e Saberes (NECS/UFRGS) inserida no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Nesse trabalho algumas ... -
Átomo, representação e filosofia da química : caminhos para a transição da linguagem diagramática para a discursiva em aulas da educação básica
(2016) [Thesis]Por um lado, visualiza-se a ciência química, sua bela história, conceitos e teorias que podem levar a inúmeros questionamentos, reflexões e análises, de outro lado, a realidade nos revela um ensino que, na maioria das ... -
A atuação de gestores e da mídia na divulgação de políticas públicas : análise do programa Ciência sem Fronteiras
(2022) [Dissertation]O estudo do ciclo de políticas públicas é fundamental para o acompanhamento da execução de todas as etapas inicialmente previstas para um bom desenvolvimento de uma ação, bem como do alcance dos resultados projetados e ... -
A atuação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia frente ao sistema nacional de pós-graduação : uma reflexão a partir da Lei nº 11.892/2008
(2016) [Thesis]Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs -, criados pela Lei nº 11.892/2008 a partir da agregação/transformação de antigas instituições de educação profissional, são instituições de educação superior, ... -
Aulas práticas em ciências como auxílio à aprendizagem : um estudo com alunos do ensino fundamental
(2016) [Dissertation]No contexto atual, o ensino de ciências favorece a construção de conteúdo, o desenvolvimento de habilidades e competências próprias para a formação da cidadania. Nessa perspectiva, o trabalho fundamente-se na observação ... -
Avaliação cientométrica da Chamada Pública voltada à prevenção e ao combate ao vírus Zika
(2021) [Thesis]A presente tese possui o objetivo de avaliar a atividade científica desenvolvida pelos pesquisadores apoiados pela Chamada Pública voltada à Prevenção e Combate ao vírus Zika decorrente do Acordo de Cooperação Técnico-Científica ... -
Avaliação da aplicação de uma ferramenta pedagógica para o estudo do fumo passivo com os licenciandos em biologia da Universidade Regional do Cariri, CE
(2018) [Thesis]A exposição à fumaça de tabaco tem sido objeto de pouca discussão no âmbito escolar. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos alunos licenciandos da Universidade Regional do Cariri – URCA do Curso de Biologia, ... -
Avaliação da consciência ambiental de alunos da rede pública estadual : um indicador da qualidade da educação ambiental em São Leopoldo/RS
(2010) [Dissertation]O crescimento da população e o aumento do consumo de recursos naturais acentuam a poluição da água, do ar e do solo, o que é evidenciado pelo crescente desaparecimento de espécies década após década, apenas um dos muitos ... -
Avaliação da contribuição técnico científica dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia - RENORBIO no desenvolvimento do Estado de Pernambuco
(2020) [Thesis]Esta pesquisa foi realizada no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB - RENORBIO), nas Nucleadoras de Pernambuco, compostas pelas Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade ...