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dc.contributor.advisorCôrtes, Soraya Maria Vargaspt_BR
dc.contributor.authorJaeger, Augusto Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2011-09-23T09:33:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31992pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia trata de investigar as perspectivas que os alunos egressos do programa Projovem Urbano tinham antes de iniciar o curso, e se essas foram cumpridas ao término das aulas, principalmente, no quesito reinserção no sistema de ensino e inserção no mercado de trabalho. O programa Projovem Urbano beneficia jovens da faixa etária de 18 a 29 anos, com o único pré-requisito de serem alfabetizados. Os modelos explicativos sobre políticas públicas nos remetem a uma análise sobre o problema que o Projovem Urbano visa solucionar, nesse caso, é o problema da exclusão social vivenciada por jovens menos favorecidos. Dessa forma, o programa propicia o término do ensino fundamental, e paralelamente às aulas regulares, existe um aprendizado de um ofício, o chamado arco ocupacional. Utilizando-se de entrevistas em profundidade para obtenção de dados qualitativos para a análise de conteúdo, podemos compreender que as perspectivas dos participantes da pesquisa contrariam as afirmações presentes em trabalhos anteriores sobre o assunto. Apesar de um índice de evasão alto, e de problemas de implementação do programa, os alunos abordados avaliam de forma proveitosa a participação na política pública em questão.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph investigates the perspectives of former students of Projovem Urban Program had before initiating the course to see if they had been fulfilled. It addresses the question of reinsertion in the education system and insertion in the labour market. The Projovem Urbano Program targets young literate people from 18 to 29 years. The models on public policies induce us to think about an analysis of the problem that Projovem Urbano aims to solve: the social exclusion of poor young people. The Program helps them to finish basic education and to learn a professional skill, called in the Program, the `arco ocupacional`. The research has used interviews to get qualitative data for the content analysis. The conclusions indicate the perspectives of the participants of the research are positive about the Program, in contradiction of previous works’ findings on the subject. Although there is a high rate of evasion, and implementation problems in the Program, the students evaluate positively the participation in the Program.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProjovem Urbanoen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectReinsertion in the education systemen
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectInsertion in the labour marketen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectProgramas sociaispt_BR
dc.subjectSocial exclusionen
dc.titleProjovem urbano : perspectivas sobre inserção dos beneficiados no sistema educacional e mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782006pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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