Quando o vazio se faz presente : desvendando o ser-sensível de uma aula de Matemática
Fecha
2011Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes signos, dependendo da situação, do momento. Não podemos, no entanto, garantir a manifestação desse 'algo‘, pois ela constitui-se numa potência do acaso. Ela pode ocorrer através da simples presença de um 'chapéu mágico', ou de uma brincadeira com os números primos, no despertar ...
Este trabalho se constrói a partir de minhas inquietações, de experiências das quais tiro 'algo‘ que transcende o momento. Esse 'algo‘ surge de um vazio presente nas aulas de matemática e pode manifestar-se em diferentes signos, dependendo da situação, do momento. Não podemos, no entanto, garantir a manifestação desse 'algo‘, pois ela constitui-se numa potência do acaso. Ela pode ocorrer através da simples presença de um 'chapéu mágico', ou de uma brincadeira com os números primos, no despertar de uma sensibilidade que possibilita o aprendizado. ...
Abstract
This work is built from my uneasiness, from experiences of which I take 'something‘ that transcends the moment. This 'something‘ arises from an emptiness that is present in math classes and may manifest itself through different signs, depending on the situation, on the moment. However, we cannot guarantee the manifestation of such a'something‘, since it constitutes itself within the power of chance. It may hap-pen through the simple presence of a "magic hat" or from a play with prime numbers, i ...
This work is built from my uneasiness, from experiences of which I take 'something‘ that transcends the moment. This 'something‘ arises from an emptiness that is present in math classes and may manifest itself through different signs, depending on the situation, on the moment. However, we cannot guarantee the manifestation of such a'something‘, since it constitutes itself within the power of chance. It may hap-pen through the simple presence of a "magic hat" or from a play with prime numbers, in an awakening of sensitivity that makes learning possible. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (35859)Tesinas Matemática (373)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License