Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.contributor.authorCamargo, Gabriel Dummerpt_BR
dc.date.accessioned2011-09-22T06:01:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31956pt_BR
dc.description.abstractHá um conhecimento, e este deve ser ensinado. Há o aluno, e este deve aprender. E há nós, os professores, que devemos ensinar este conhecimento para este aluno. Qual é o principal meio para este movimento do saber na sala de aula? Em geral, podemos respon-der que a explicação possuiu um lugar de destaque. Afinal, como alguém pode aprender se ninguém lhe explicar? Contudo, o aprendizado vai muito além da explicação. Este trabalho analisa a rela-ção essencial da explicação com a forma da expressão ensino-aprendizagem. Posterior-mente, com Jacques Ranciére, vislumbro um aprendizado para além da própria explicação, afirmado no conceito de aprender de Gilles Deleuze. E toda esta perspectiva ganha um enfoque especial em se tratando de Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThere is knowledge, and it must be taught. There is a student, and he must learn. And there are we, teachers, who must teach such knowledge to this student. What is the main route for this knowing movement in the classroom? Generally, we can say that the explanation has a special place in it. After all, how can someone learn without having any-body to explain to him/her? However, learning goes far beyond explanation. This work analyzes the essential link between explanation and the form of expression teaching-learning. Afterwards, with Jacques Rancière, I glance at a form of learning that goes beyond explanation itself, as affirmed by Gilles Deleuze´s concept of learning. And all this perspective gains a special treatment regarding Mathematics Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExplanationen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectThoughten
dc.subjectDeleuzeen
dc.titleO ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples