Avaliação dos níveis de atenção concentrada em surdos
Fecha
2010Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este estudou buscou investigar a atenção concentrada em jovens surdos. Participaram 20 jovens surdos com idades entre 18 e 26 anos, que estudam e trabalham em uma escola de educação especial para surdos, situada na cidade de Caxias do Sul. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e realizaram um teste de atenção concentrada (AC) e os dados foram analisados a partir de testes não-paramétricos. Os resultados mostraram que jovens surdos menos escolarizados apresentaram média ...
Este estudou buscou investigar a atenção concentrada em jovens surdos. Participaram 20 jovens surdos com idades entre 18 e 26 anos, que estudam e trabalham em uma escola de educação especial para surdos, situada na cidade de Caxias do Sul. Os participantes responderam a um questionário sociodemográfico e realizaram um teste de atenção concentrada (AC) e os dados foram analisados a partir de testes não-paramétricos. Os resultados mostraram que jovens surdos menos escolarizados apresentaram médias mais baixas mesmo considerando-se a normatização do teste para cada faixa de escolaridade. Os achados apontaram também, que o contexto social e familiar pode exercer influência, mesmo que de modo indireto, sobre os níveis de atenção. Assim, seria fundamental estimular o processo de aprendizagem através da inserção social, em especial entre jovens provenientes de famílias com outros membros surdos. ...
Abstract
This study aimed to investigate focused attention among deaf youths. Participants were 20 deaf youths aged between 18 and 26 years, studying and working in a special school for deaf located in Caxias do Sul, Brazil. Participants answered a sociodemographic questionnaire and a focused attention test was conducted. Data were analyzed using nonparametric statistic tests. The results showed less educated deaf youths more likely to have lower levels of focused attention even when considering the sta ...
This study aimed to investigate focused attention among deaf youths. Participants were 20 deaf youths aged between 18 and 26 years, studying and working in a special school for deaf located in Caxias do Sul, Brazil. Participants answered a sociodemographic questionnaire and a focused attention test was conducted. Data were analyzed using nonparametric statistic tests. The results showed less educated deaf youths more likely to have lower levels of focused attention even when considering the standardization norms for educational level. Findings also showed familiar and social context can influence, even indirectly, on the attention levels. It is discussed the need to stimulate the learning process and social inclusion, especially among youths from families with other deaf members. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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