Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas
dc.contributor.advisor | Wolff, Daniel | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Cristiano Braga de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-09-15T06:02:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/31791 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do levantamento e análise das demandas técnicas contidas nos Sete Estudos Brasileiros para Violão Solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca. Após feito este levantamento, analisamos o uso e a recorrência de cada demanda encontrada nos Sete Estudos. Também discorremos a respeito da relação de Fonseca com o violão e com os violonistas que lhe foram colaboradores. Neste trabalho são apresentadas peças inéditas do compositor, além dos manuscritos dos Estudos 2, 4 e 7. Concluímos que os Sete Estudos de Fonseca, apesar de não apresentarem novidade no que se refere a demandas técnicas, trabalham de forma consistente diversas demandas, tais como pestanas, translados , diferentes toques de mão direita, dentre outras, que são de suma importância para o desenvolvimento do violonista. Concluímos também que a análise das demandas técnicas pode ser uma ferramenta útil para que o violonista conheça de antemão as habilidades motoras necessárias para a execução de uma peça musical. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work deals with the survey and analysis of the technical demands found in the Seven Brazilian Etudes for Guitar Solo by Carlos Alberto Pinto Fonseca. After the survey was concluded, the use and recurrence of each of the demands was analyzed. Additionally, Fonseca's relationship with the guitar and the players with whom he collaborated is discussed. Previously unknown pieces by the composer, in addition to the manuscripts of Studies 2, 4 and 7, are included. We concluded that the Seven Studies by Fonseca, despite not presenting any innovations as far as technical demands are concerned, make consistent use of different demands, such as barrés, left-hand displacements and different forms of string attack, which are of the utmost importance for the development of the guitarist. We also concluded that the analysis of technical demands can be an useful tool for the guitarist to know, in advance, the technical skills necessary to perform a musical work. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Violão : Técnica | pt_BR |
dc.subject | Technical demands | en |
dc.subject | Fonseca, Carlos Alberto Pinto, 1933- | pt_BR |
dc.subject | Brazilian etudes | en |
dc.subject | Práticas interpretativas (Música) | pt_BR |
dc.subject | Carlos Alberto Pinto Fonseca | en |
dc.subject | Demanda técnica recorrente : Música | pt_BR |
dc.subject | Violão : Estudo | pt_BR |
dc.title | Os sete estudos para violão solo de Carlos Alberto Pinto Fonseca : uma abordagem analítica sobre demandas técnicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000785521 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2011 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Music (414)