Show simple item record

dc.contributor.advisorBorenstein, Denispt_BR
dc.contributor.authorVaclavik, Marcia Cristianept_BR
dc.date.accessioned2011-09-14T06:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31773pt_BR
dc.description.abstractÉ consenso entre estudiosos e práticos que a Logística desempenha um importante papel na integração da Cadeia de Suprimento dos mercados. Num ambiente cada vez mais competitivo, as organizações procuram práticas de negócios e soluções que possam ajudá-las na busca pelo sucesso. Uma dessas práticas é a terceirização das funções logísticas, através da contratação de empresas especializadas, de forma que as organizações contratantes possam se concentrar no foco do seu negócio, aumentando sua eficiência, melhorando a utilização dos recursos, reduzindo os custos de transporte, reestruturando sua cadeia de suprimentos e aumentando sua lucratividade. Nesse cenário, onde a crescente participação dos prestadores de serviços logísticos (ou, PSLs) torna-se fator estratégico para o crescimento das organizações através de alianças cada vez mais complexas, surge a necessidade de mecanismos de avaliação de desempenho que, efetivamente, reflitam a integração e a flexibilidade dos recursos envolvidos. Assim, o presente estudo se propôs a desenvolver um modelo de avaliação de desempenho de PSLs, através da metodologia da Pesquisa Operacional, apoiado pelo método AHP. A empresa escolhida para a aplicação do modelo foi a MWM International Motores – MIM – e o modelo foi aplicado no processo de transporte nacional que atende o mercado de reposição de peças. Foram avaliados 5 PSLs, através de 3 critérios e 13 atributos, qualitativos e quantitativos. Como principais resultados, verificou-se que a sistemática adotada foi aderente ao ambiente analisado, auxiliando no processo de avaliação e permitindo que a empresa possa estimular seus prestadores de serviços logísticos a melhorar seus processos e o produto destes processos – o próprio serviço prestado, traçando, juntamente com os seus parceiros, um plano de melhoria contínua que vise alcançar resultados melhores para a ambas empresas.pt_BR
dc.description.abstractThere is consensus among scholars and practitioners that Logistics plays an important role in the integration of the market’s Supply Chain. In an increasingly competitive environment, organizations seek solutions and business practices that can help them in their quest for success. One such practice is the outsourcing of logistics operations through the recruitment of specialized firms, so that the contracting organizations can focus on their business, increasing efficiency, improving resource utilization, reducing transportation costs, restructuring their supply chain and increasing their profitability. In this scenario, where the increasing participation of logistics service providers, known as 3PL (third-party logistics providers) becomes a strategic factor for the growth of organizations through increasingly complex alliances, a need arises for performance evaluation mechanisms that effectively reflect the integration and flexibility of the involved resources. Thus, the present study aims to develop a model to evaluate the performance of 3PLs using the methodology of operational research, supported by the AHP method. The company chosen to implement the model was MWM International Motores (MIM) and the model was applied in the national transport of the spare parts process. There were 5 LSPs evaluated using 3 criteria and 13 attributes, both qualitative and quantitative. The main results showed that the adopted system was considered adherent to the environment, assisting in the evaluation process, and allowing the company to encourage its 3PLs to improve their processes and products - the very service provided, mapping, together with its partners, a plan for continuous improvement aimed at achieving better results for both companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectLogistics service provider (3PL)en
dc.subjectPerformance evaluationen
dc.subjectCadeia de suprimentospt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectAnalytic hierarchy process (AHP)en
dc.titleProposta de um modelo de avaliação de prestadores de serviços logísticos utilizando o AHP : o caso de uma indústria de motorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784941pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record