Show simple item record

dc.contributor.advisorZawislak, Paulo Antoniopt_BR
dc.contributor.authorBarbieux, Denisept_BR
dc.date.accessioned2011-09-14T06:01:45Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31772pt_BR
dc.description.abstractA capacidade inovativa não é um assunto recente, mas ainda não possui consenso entre os pesquisadores na sua definição. Alguns estudos, como os de Rush, Bessant e Hobday (2007) e Cetindamar et al. (2009), propuseram modelos de avaliação da capacidade inovativa como resultado do processo de aprendizagem tecnológica. Nesta abordagem, ter capacidade inovativa significa adquirir informações, transformá-las em novos conhecimentos, promover a mudança tecnológica e obter novos produtos. Seguindo esta abordagem, o objetivo deste trabalho foi o de estabelecer um modelo que pudesse analisar a capacidade inovativa através da capacidade absortiva e da capacidade tecnológica mediante a inclusão de uma variável de validação econômica, o desempenho inovativo das empresas. Isto foi realizado através de um levantamento [survey] em 491 empresas da indústria cosmética brasileira. Em 202, como resultado se obteve uma grande quantidade de empresas que lançam produtos cosméticos em função do conhecimento contido na sua própria cadeia produtiva. Desta forma, clientes e fornecedores possuem um papel importante no desenvolvimento de produtos deste setor e as mudanças tecnológicas acabam centradas em melhorias, o que confere menor grau de novidade aos produtos. A partir da análise de cluster proposta neste trabalho foi possível identificar um cluster com maior desempenho inovativo e que apresenta diferenças nas suas práticas com relação ao grande grupo de empresas.pt_BR
dc.description.abstractInnovative capability is not a recent issue but still there is no consensus among researchers as to its definition. Some studies, such as Rush, Bessant and Hobday (2007) and Cetindamar et al. (2009), have proposed models for evaluation of innovative capability as a result of the technological learning process. According to this approach, being innovative capable means to acquire information, turn into new knowledge, promote technological changes and get new products. Following this view, the aim of this study was to establish a model that would be able to analyze the innovative capability through the absorptive capacity and technological capability by including a economic variable, the innovative performance of the firms. This was accomplished through a survey conducted among 491 Brazilian companies in the cosmetics industry. In 202, as a result, it was obtained a large number of companies that launch cosmetics from the contained knowledge in their own supply chain. Thus, customers and suppliers have an important role in product development. The technological changes in this industry are focused on improvements, which gives a less degree of novelty in products. Through the cluster analysis, it was possible to identify a cluster with the highest innovative performance. This cluster differs in its practices with respect to the large group of companies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInnovative capabilityen
dc.subjectInovação tecnológicapt_BR
dc.subjectAbsorptive capacityen
dc.subjectIndústria de cosméticospt_BR
dc.subjectTechnological capabilityen
dc.subjectTechnological learningen
dc.subjectInnovative performanceen
dc.titleA capacidade inovativa na indústria cosmética brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record