Gestão de desempenho por competências no Banco Alfa : avaliação do modelo vigente
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Date
2010Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos funcionários da Agência Canoas do Banco Alfa acerca da Gestão de Desempenho por Competências para identificar, a partir da opinião de todos os indivíduos envolvidos no processo, os méritos e deméritos da ferramenta, além de propor sugestões visando sua melhoria. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário fechado, cujas doze perguntas contemplam oito itens de apreciação: ...
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos funcionários da Agência Canoas do Banco Alfa acerca da Gestão de Desempenho por Competências para identificar, a partir da opinião de todos os indivíduos envolvidos no processo, os méritos e deméritos da ferramenta, além de propor sugestões visando sua melhoria. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa descritiva, com coleta de dados por meio de um questionário fechado, cujas doze perguntas contemplam oito itens de apreciação: conhecimento a respeito da GDP; condução do processo; auto-avaliação e planejamento de carreira; relacionamento interpessoal; aprendizagem organizacional; importância do feedback; tempo para estudo e aperfeiçoamento; satisfação com o modelo vigente. De acordo com as respostas dos cinqüenta questionários, os colaboradores da Agência Canoas vislumbram como positivo o uso da Gestão de Desempenho por Competências enquanto ferramenta de avaliação, mas apontam alguns componentes do processo que precisam de correção, como as falhas na definição das expectativas dos gestores a respeito do trabalho dos subordinados, a falta de registro periódico de anotações por parte dos avaliadores e a conseqüente sensação de limitada aprendizagem organizacional. De um modo geral, os dez funcionários que ocupam os dois cargos superiores na hierarquia da Agência Canoas demonstraram maior conhecimento a respeito do processo e um grau de aprovação mais alto à avaliação de desempenho por competências. Apesar de reconhecer os méritos da Gestão de Desempenho por Competências, como a oportunidade para a auto-avaliação e a escassez de conflitos gerados pelo processo, o grupo pesquisado demonstrou especial preocupação no tocante ao planejamento de carreira e à ausência de padronização do acompanhamento da avaliação por parte dos gestores, o que compromete a qualidade do feedback recebido. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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