Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorSá, Fernanda Bartz dept_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31633pt_BR
dc.description.abstractPartindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ensino de frações, a primeira delas e desencadeadora das demais, se refere à forma que os alunos enxergam as frações e as idéias que eles associam aos números fracionários, assim como que rumos de aprendizagem ou tipos de atividades poderiam conduzir os alunos a terem um ensino de qualidade. Outra importante questão deste trabalho diz respeito à operação soma de frações e de como ela é ensinada na escola. Sabemos que o predomínio é o uso do algoritmo que utiliza o m.m.c. para os cálculos, onde muitas vezes o uso das frações equivalentes não fica evidenciado. Assim, apresentarei resultados para mostrar que é possível ensinar a somar frações sem seguir essa linha tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis work is motived by the students difficulties towards the different ways to deal with fractional numbers, which is noticed during all the Elementary and the High School, this study investigated some questions about the teaching of the fractions. The first one – which motivates the other questions – refers to the way that the students see the fractions and the ideas associated to fractional numbers, and the learning directions or kinds of activity which could make the comprehension of the students about these topics possible. Another important question in this work is about the sum of fractions and how it is usually taught at school. The algorithm that uses the l.c.f. (least common multiple) is the most common way to taught it, in this method, the utilization of the equivalent fractions is not exposed. This way, I will present some results to show that it is possible to teach the sum of fractions using other perspectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores : Formacaopt_BR
dc.subjectFractionsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEquivalence of fractionsen
dc.subjectNumeros racionaispt_BR
dc.titleAprendizagem de frações no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000784031pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem