Uma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtração
Fecha
2011Nivel académico
Especialización
Resumo
Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no municípi ...
Neste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License