Show simple item record

dc.contributor.advisorSteffenon, Rogerio Ricardopt_BR
dc.contributor.authorPasin, Silvia Dalla Cortept_BR
dc.date.accessioned2011-09-03T06:01:46Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31626pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é demonstrado uma maneira diferente de introduzir as regras de soma e de subtração de números inteiros. Fiz o estudo teórico de como ocorre a construção do conhecimento em uma criança e a construção do conhecimento matemático. Foi baseado numa Engenharia Didática, ou seja, uma maneira inovadora que une pesquisa e prática no Ensino da Matemática, aplicado a dez alunos da 6ª série do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, situada no município de Cotiporã – RS. Para dar início à engenharia didática foi utilizado um vídeo sensibilizador que mostra uma suposta movimentação bancária. Em continuidade, foi utilizado um jogo, para introduzir a soma de números inteiros com o intuito de que, através das jogadas, os alunos deduzissem as “regras” de adição. O mesmo jogo foi utilizado para introduzir a subtração com números inteiros, mas com normas diferentes de jogadas, a fim de deduzirem as “regras” de subtração. Ao término da prática da engenharia didática foram digitalizados os dados coletados durante as aulas, objetivando uma análise para verificar se os pressupostos e hipóteses formulados inicialmente foram atingidos. Penso que a engenharia didática, aplicada durante 8 horas-aula, nessa turma, apresentou dados positivos na aprendizagem do conteúdo. Acredito que essa proposta seja mais uma ferramenta que auxilia os docentes de matemática na introdução e compreensão das regras de soma e de subtração envolvendo números inteiros.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleUma proposta para aprendizagem dos números inteiros : regra da adição e subtraçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782534pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record