Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Endrigo Gomespt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:06Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31591pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho enfoca o estudo das operações fundamentais com números naturais, através de uma abordagem teórica e do relato de uma experiência pedagógica. A prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, explorou os algoritmos da subtração e da divisão na quinta série do Ensino Fundamental, a partir de situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação. Foi utilizado o vídeo de sensibilização “Primeiros problemas de divisão” que mostra a participação ativa dos alunos, definindo a aprendizagem como um processo de construção e re-criação do conhecimento, superando o modelo tradicional de transmissão de informação e apostando numa escola como espaço de construção participativa do conhecimento. A utilização desse vídeo ocorreu, tendo em vista uma abordagem do conteúdo através de situações que pudessem ser comparadas com o dia a dia do aluno. Assim, este trabalho explora tanto o campo conceitual das quatro operações básicas de Matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) como a utilização de metodologias alternativas de ensino. Defende o uso de materiais concretos na sala de aula e propõe o cálculo mental e o trabalho em grupo. Além disso, ressalta a importância do estudo da técnica operatória dos algoritmos da subtração e divisão, desde que os alunos sejam provocados a fazer tentativas, a usar raciocínio dedutivo e analisar possibilidades, entre outros métodos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNumeros naturaispt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino da matematicapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleOperações fundamentais com números naturais : metodologias de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples