Operações fundamentais com números naturais : metodologias de ensino
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho enfoca o estudo das operações fundamentais com números naturais, através de uma abordagem teórica e do relato de uma experiência pedagógica. A prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, explorou os algoritmos da subtração e da divisão na quinta série do Ensino Fundamental, a partir de situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação. Foi utilizado o vídeo de sensibilização “Primeiros problemas de ...
Este trabalho enfoca o estudo das operações fundamentais com números naturais, através de uma abordagem teórica e do relato de uma experiência pedagógica. A prática de ensino, fundamentada na metodologia Engenharia Didática, explorou os algoritmos da subtração e da divisão na quinta série do Ensino Fundamental, a partir de situações elementares da vida cotidiana, como pagar contas, receber troco ou calcular juros de uma prestação. Foi utilizado o vídeo de sensibilização “Primeiros problemas de divisão” que mostra a participação ativa dos alunos, definindo a aprendizagem como um processo de construção e re-criação do conhecimento, superando o modelo tradicional de transmissão de informação e apostando numa escola como espaço de construção participativa do conhecimento. A utilização desse vídeo ocorreu, tendo em vista uma abordagem do conteúdo através de situações que pudessem ser comparadas com o dia a dia do aluno. Assim, este trabalho explora tanto o campo conceitual das quatro operações básicas de Matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão) como a utilização de metodologias alternativas de ensino. Defende o uso de materiais concretos na sala de aula e propõe o cálculo mental e o trabalho em grupo. Além disso, ressalta a importância do estudo da técnica operatória dos algoritmos da subtração e divisão, desde que os alunos sejam provocados a fazer tentativas, a usar raciocínio dedutivo e analisar possibilidades, entre outros métodos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License