Uma experiência para o ensino de geometria espacial
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto d ...
O objetivo de estudo desse trabalho é minimizar as dificuldades dos discentes no ensino-aprendizagem do cálculo de áreas e volumes de sólidos geométricos. O mesmo inclui estudo da dissertação de Renata Aparecida Martins. Os dados foram coletados por meio de questionários, imagens, elaboração e planejamento de atividades matemáticas por meio de um vídeo de sensibilização. Para subsidiar a pesquisa com foco na prática docente, a metodologia utilizada inspirou-se na engenharia didática, conjunto de teorias criadas por autores franceses da área de didática da matemática. O trabalho foi desenvolvido por meio de situações concretas vivenciadas pelos alunos através da escolha de embalagens, favorecendo o desenvolvimento da criatividade através de composição e decomposição de figuras. Constatou-se que o uso do recurso tecnológico, tido como algo novo, impulsiona os alunos para chegar ao conhecimento geométrico. ...
Abstract
The objective of this work study is to minimize the difficulties of the students in the teaching-learning process of calculating areas and volumes of geometric solids. The same includes study of the dissertation Renata Aparecida Martins. Data were collected through questionnaires, images, design and planning of mathematical activities through an awareness video. To complement this research with a focus on teaching practice, the methodology used was inspired by the didactic engineering, a set of ...
The objective of this work study is to minimize the difficulties of the students in the teaching-learning process of calculating areas and volumes of geometric solids. The same includes study of the dissertation Renata Aparecida Martins. Data were collected through questionnaires, images, design and planning of mathematical activities through an awareness video. To complement this research with a focus on teaching practice, the methodology used was inspired by the didactic engineering, a set of theories created by French authors in the field of mathematics teaching. The work was developed through actual situations experienced by students through the choice of packaging, promoting the development of creativity through composition and decomposition of figures. It was found that the use of technological resources, seen as something new, pushes students to achieve knowledge in geometry. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License