Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorKnop, Mônica Teresapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:02:03Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31582pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta um estudo sobre o uso de mídias digitais, mais especificamente o vídeo sensibilizador “Nas Malhas da Geometria” e o software “KTurtle”, como ferramentas para melhoria no processo de ensino-aprendizagem de polígonos. Para chegarmos a este objetivo, desenvolvemos uma Engenharia Didática, com o propósito de aplicarmos estes recursos de forma proveitosa, a qual foi posta em prática com uma turma de 5ª série do ensino fundamental, no ano de 2010. Foram utilizados trabalhos de dois autores como embasamento teórico para a reflexão, nos quais foram utilizados recursos didáticos semelhantes e que apresentaram resultados satisfatórios com essa abordagem. Além disso, analisamos três livros didáticos da 5ª série do ensino fundamental a fim de obter uma pequena amostragem de como este conteúdo é explorado usualmente pelos autores, detectando assim as possíveis deficiências de forma a supri-las com o uso dos recursos acima citados. Após a realização da prática pedagógica e posterior análise dos seus resultados, percebemos uma melhora substancial no ensino-aprendizagem o que pode sugerir que o uso de mídias digitais com este fim pode ser uma grande aliada no ensino da Matemática.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolígonos : Matemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleUma proposta didática para o estudo de polígonospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000783861pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples