Uma nova abordagem para o ensino da geometria : do tridimensional para o plano
Fecha
2010Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do ...
Este trabalho tem como tema o estudo da geometria no Ensino Fundamental apresentando uma nova proposta no processo de ensino-aprendizagem da mesma. Neste trabalho mostraremos a importância do ensino da geometria. O mesmo tem como base o desenvolvimento de atividades no estudo da geometria partindo do tridimensional e não pelo ponto, reta e plano como é o habitual no currículo escolar. Para isso, foi desenvolvida uma experiência didática com alunos da 5ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Bom Conselho. No desenvolvimento da experiência didática, o modelo de Van Hiele é usado para acompanhar os níveis de aprendizagem da criança sendo bússola do professor para o avanço da sequência didática. Mostramos também a importância das mídias digitais e didáticas no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende apresentar algumas contribuições acerca do ensino da geometria espacial e plana colocando em prática o conhecimento construído ao longo do curso de pós-graduação e a experiência docente. Cabe salientar que, o trabalho aponta uma nova proposta para o ensino da geometria partindo do tridimensional e durante a sequência didática percebemos que há o alcance da geometria plana, contudo não há o aprofundamento do tema. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Colecciones
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License