Uma experiência no ensino de área e perímetro de figuras planas
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho teve-se como principal objetivo propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de área e perímetro de figuras planas, a partir da análise das dificuldades dos alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental em relação à aprendizagem deste conteúdo. Uma vez que os mesmos já possuíam conhecimento prévio deste assunto, mas não dominavam tais conceitos ou os diferenciavam entre si. Com base nestas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem ...
Neste trabalho teve-se como principal objetivo propor uma nova abordagem para o ensino do conteúdo de área e perímetro de figuras planas, a partir da análise das dificuldades dos alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental em relação à aprendizagem deste conteúdo. Uma vez que os mesmos já possuíam conhecimento prévio deste assunto, mas não dominavam tais conceitos ou os diferenciavam entre si. Com base nestas dificuldades, propôs-se uma sequência didática na qual as atividades a serem desenvolvidas foram baseadas na realidade dos alunos. A seqüência foi experimentada com os alunos e nossas análises mostraram positivos resultados quanto à aprendizagem dos conceitos de perímetro e área. ...
Abstract
This work had as main objective to propose a new approach for teaching content area and perimeter of plane figures, from the analysis of the difficulties of students in the 7th grade for learning this content. Once they already had prior knowledge of this subject, but did not dominate such concepts or differed from each other. Based on these difficulties, it presents a didactic sequence in which the activities to be developed were based on student’s reality. The sequence was tested with student ...
This work had as main objective to propose a new approach for teaching content area and perimeter of plane figures, from the analysis of the difficulties of students in the 7th grade for learning this content. Once they already had prior knowledge of this subject, but did not dominate such concepts or differed from each other. Based on these difficulties, it presents a didactic sequence in which the activities to be developed were based on student’s reality. The sequence was tested with students and our analysis shows positive results in terms of learning the concepts of perimeter and area. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License