Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorVargas, Eliane Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2011-09-02T06:01:58Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31569pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o reconhecimento da Geometria no estádio de futebol e a aplicação do conceito de área de figuras planas para obter o número aproximado da capacidade de torcedores nas arquibancadas. O objetivo central do trabalho é promover um aprendizado diferenciado e relevante no ensino dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. Para isso, utilizou-se como referencial teórico uma dissertação de mestrado que mostrou a importância da existência de um tetraedro metafórico, composto pelos elementos percepção, concepção, construção e representação, no ensino da Geometria. Para validar a proposta, foi desenvolvida e aplicada uma engenharia didática, visando contemplar os quatro critérios do tetraedro metafórico, construindo os conceitos necessários para realização e construção de uma maquete de um estádio de futebol, assim como a estimativa de sua lotação máxima de torcedores. Constatou-se uma motivação, empenho e resultados satisfatórios, tornando o ensino da Matemática vinculado ao esporte mais expressivo do que o ensino tradicional.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the recognition of Geometry in the soccer stadium and the application of the area concept of flat figures to get the approximate capacity of fans on the bleachers. The central goal of the paper is to promote a differentiated and relevant learning in teaching the concepts of area and perimeter of flat figures. For this, It was used, as theoretical reference, a dissertation that showed the importance of a tetrahedron metaphorical elements composed of perception, design, construction and representation in the teaching of geometry. To validate the proposal, it was developed and applied a didactic engineering, seeking to include the four criteria of the tetrahedron metaphorical concepts necessary for building development and construction of a mockup of a soccer stadium, as well as the estimate of its maximum capacity of soccer fans. There was a motivation, commitment and satisfactory results, making the teaching of mathematics referring to sport more expressive than traditional teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFlat geometric figuresen
dc.subjectMatemática : Ensino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectArea calculationen
dc.subjectSoccer stadiumen
dc.subjectProfessor : Formação : Matemáticapt_BR
dc.titleGeometria no estádio de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782643pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples