Teorema de Pitágoras - abordagem em mídias digitais
View/ Open
Date
2011Author
Advisor
Academic level
Specialization
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
No presente trabalho de conclusão de curso é apresentado um estudo que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais da comunicação na assimilação do Teorema de Pitágoras. Prepõem-se uma reflexão sobre a necessidade da Matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo este que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo. Proponho uma forma de trabalhar que utilize as potencialidades das mídias da Informática. Descrevo a dinâmica do trabalh ...
No presente trabalho de conclusão de curso é apresentado um estudo que busca investigar possíveis contribuições do uso de mídias digitais da comunicação na assimilação do Teorema de Pitágoras. Prepõem-se uma reflexão sobre a necessidade da Matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo este que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo. Proponho uma forma de trabalhar que utilize as potencialidades das mídias da Informática. Descrevo a dinâmica do trabalho implementada com os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal Irmão Jerônimo. Destaco resultados de análise, a partir de fotos e registros dos estudantes, bem como do uso das mídias digitais como recurso potencializador do processo de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License