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dc.contributor.advisorWinter, Leonardo Loureiropt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thales Souzapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-30T06:01:24Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31451pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou identificar estratégias de aprendizado utilizadas por flautistas, alunos do curso de graduação em música da UFRGS, no preparo de um excerto orquestral. O referencial teórico foi um estudo de caso realizado por Nielsen (1999) intitulado “Learning strategies in instrumental music practice” no qual a autora se propõe a identificar a utilização de estratégias de aprendizado por dois estudantes de órgão no preparo de uma obra musical. O presente trabalho buscou identificar e classificar possíveis estratégias utilizadas pelos flautistas em seu estudo individual bem como fazer uma reflexão envolvendo o esquema proposto por Nielsen (1999) e suas relações com as estratégias utilizadas pelos flautistas. Os participantes foram sete alunos-flautistas da graduação da UFRGS, e o excerto trabalhado foram os quatro primeiros compassos da obra “Prélude à l’après midi d’un faune”, do compositor Claude-Achille Debussy. A metodologia utilizada se constituiu na coleta de relatos verbais, na observação do comportamento e em entrevista semi-estruturada dos participantes, todos com registro em vídeo. A análise dos dados foi feita qualitativamente, tendo-se chegado à conclusão de que os flautistas utilizam estratégias de aprendizado, aplicam-nas de maneira coerente à resolução pretendida dos problemas, ao passo que essas se diferem daquelas identificadas em pesquisas com pianistas e organistas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to identify learning strategies utilized by flute graduate students in the preparation of an orchestral excerpt to be played in a final exam. The theoretical framework was constituted by Nielsen’s case study ‘Learning strategies in instrumental music practice’ (1999), in wich the author aimed to identify learning strategies used by two organ students in their preparation of a piece to be performed. More specifically, this work aimed to identify possible strategies as these were used by the students in their individual practice, classify these strategies into categories as well as provide a reflexion on the correspondence of the strategies identified with those proposed by Nielsen (1999) in her research. Seven flute graduate students at The Federal University of Rio Grande do Sul, at Porto Alegre, Brazil, were videotaped as they worked through the first four bars of Debussy’s “Prélude à l’après midi d’un faune”, providing verbal reports throughout their practice, wich constituted data for this research, along with their observed behavior as well as a semi-structured interview that took place at the end of data collecting period. Data was analysed qualitatively. The analysis showed the use of learning strategies by the students, as well as a rather coherent aplication of them as these were utlilized in the solving of problems. Meanwhile, the strategies used by the flutists differed of those used by pianists and organists.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLearning strategiesen
dc.subjectMusica : Aprendizagempt_BR
dc.subjectIndividual practiceen
dc.subjectEstratégias de estudopt_BR
dc.subjectTransverse fluteen
dc.subjectFlauta transversa : Estudopt_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.titleUtilização de estratégias de aprendizado por flautistas do curso de graduação em música da UFRGS no preparo de um excerto orquestralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000778405pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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