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dc.contributor.advisorChaves, Celso Giannetti Loureiropt_BR
dc.contributor.authorEnrique Gras, Germánpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-30T06:01:23Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31450pt_BR
dc.description.abstractO presente memorial está dividido em duas partes, a primeira trata da situação do compositor de frente à sua própria peça. Partindo do modelo tripartite da semiologia de Jean Jaques Nattiez, é proposto um deslocamento do observador com o intuito de oferecer uma ferramenta analítica a ser utilizada pelo compositor na análise de seu próprio trabalho. Após a formulação teórica, esta primeira parte é encerrada por uma breve análise de uma das peças do portfólio apresentada como uma primeira aproximação ao funcionamento do modelo analítico e como exemplo das questões que estão se debatendo tais como material, objeto musical entre outros. Esta análise é seguida por uma critica composicional que por sua vez dá lugar a alguns comentários de outra das peças do portfólio. A segunda parte trata do problema composicional especifico que fora trabalhado durante o mestrado; a saber, o relacionamento entre tempo e forma. Num primeiro momento se estabelece um debate teórico para logo dar lugar à análise de outra peça do portfólio que exemplificará o funcionamento de um dispositivo formal proposto como possível solução ao binômio tempo/forma.pt_BR
dc.description.abstractThis text is divided into two parts, the first dealing with the situation of the composer in front of his own work. Based on the tripartite model of semiology proposed by Jean Jaques Nattiez, a shift of the observer is proposed in order to provide an analytical tool to be used by the composer in the analysis of their own work. After the theoretical formulation, the first part concludes with a brief analysis of a piece of the portfolio presented as a first approach to the operation of the analytical model and an example of the issues with which at deals, such as material and musical objects. This analysis is followed by a compositional critique, which in turn gives rise to some comments on an other piece of the portfolio. The second part deals with the specific compositional problem that has been worked during the Masters investigation: namely, the relationship between time and form. At first a theoretical debate is established that in turn give rise to the analysis of another piece of the portfolio that exemplifies the performance of a device formally proposed as a possible solution to the binomial time/form.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusic compositionen
dc.subjectComposição musicalpt_BR
dc.subjectAnalytical modelsen
dc.subjectTempo : Musicapt_BR
dc.subjectForma : Musicapt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectFormen
dc.titleO compositor frente à sua peçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000778335pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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