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dc.contributor.advisorPiccinini, Valmiria Carolinapt_BR
dc.contributor.authorJotz, Claudia Beatrizpt_BR
dc.date.accessioned2011-08-26T08:54:09Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31354pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho busca-se investigar qual a percepção do trabalhador de chão-defábrica sobre a gestão participativa. Procura-se verificar se a maior participação traz mais satisfação ao trabalhador e se isto pode ser observado nos índices de recursos humanos como: absenteísmo, atestados médicos, rotatividade e acidentes de trabalho. Através de investigação de natureza qualitativa, apresentam-se dois estudos de caso feitos em empresas do setor químico, situadas na região metropolitana de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através de grupos de discussão com roteiros semi-estruturados. A análise de conteúdo teve o tema como unidade de registro, o que possibilitou a comparação dos resultados encontrados à luz de alguns pressupostos teóricos. Os resultados da pesquisa apontam para uma maior satisfação do trabalhador com a introdução das práticas participativas existentes na forma de gestão da gerência participativa. Entretanto, os avanços para a classe trabalhadora introduzidos por esta forma de participação são ainda embrionários.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to investigate the employee perception regarding the participative management. It is intended to verify if a more employee participation brings them more satisfaction and if this can be observed through the human resources indexes, such as absenteeism, turnover, number of medical licenses and number of accidents during the work period. Through a qualitative method, it is developed two case studies with companies of the chemical field established in Porto Alegre metropolitan area. The data were achieved by the observation of focus group using semi-structured script. Classified according to themes, a content analysis was performed in order to allow a comparison of the results with the theoretical assumptions. The results indicate a greater employee satisfaction due to the introduction of the participative management practices. However, the improvements for the workers as a result of this practice are still in an embryonary phase.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdministração participativapt_BR
dc.subjectPercepção do usuáriopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleA percepção do trabalhador sobre gestão participativa : dois casos na indústria químicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000235721pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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