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dc.contributor.advisorFracasso, Edi Madalenapt_BR
dc.contributor.authorBalbinot, Zandrapt_BR
dc.date.accessioned2011-08-24T06:01:29Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31283pt_BR
dc.description.abstractA tecnologia é um importante fator na obtenção de competitividade. Desta forma, para uma empresa participante de um setor de concorrência acirrada, com um mercado em constante mudança, onde o consumidor começa a ser mais exigente e a tecnologia é madura, a inovação tecnológica torna-se vital para que a mesma mantenha sua posição competitiva. Este é o caso das cervejarias. Com o intuito de inovar uma empresa pode utilizar várias esferas tecnológicas. Para cada nível de tecnologia -- de ponta, em desenvolvimento ou madura -- existem diferentes esferas a serem utilizadas para a empresa obter sua vantagem competitiva. Assim, o presente estudo procurou descrever as esferas tecnológicas utilizadas pela empresa Brahma Continental e a contribuição de cada uma delas na consecução dos objetivos da empresa. O estudou concluiu que as tecnologias de produção e de marketing, embora influentes, não são tão importantes quanto as tecnologias organizacional e de distribuição na obtenção de vantagem competitiva. Estudos posteriores poderão verificar se esta conclusão aplica-se às demais indústrias de tecnologia madura.pt_BR
dc.description.abstractTechnology is an important factor to obtain competitive advantage. Therefore for a firm of a high competitive and technology mature industry with unstable demand and a clientele that begins to be selective, technological innovation is essential to assure its competitivity. That's the breweries' case. In order to innovate, a firm can use many types of technology. For each technological levei emerging, developing or mature technology -- there are different types of technology to be used in order to achieve a competitive advantage. Therefore, this study searched for the main technologies that are used by Brahma Continental and their contribution to achieve firm's goals. It was found that technologies of production and marketing were not as influent as the technologies of distribution and organizational technology in promoting a competitive advantage.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetitividade industrial : Inovacao : Tecnologia : Industria de bebidas : Cerveja : Vantagem competitiva : Organizacao : Distribuicao : Marketing : Producaopt_BR
dc.titleCompetitividade em indústria de tecnologia madura : o caso da brahma continentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000142916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1996pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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