Show simple item record

dc.contributor.advisorNeves, Iara Conceição Bitencourtpt_BR
dc.contributor.authorLima, Nara Regina Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2011-08-17T06:02:23Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/31153pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca verificar o comportamento dos alunos do terceiro ano do ensino médio no processo de busca, localização, seleção, avaliação e uso da informação. A revisão de literatura apresenta considerações sobre a information literacy, também chamada aqui no Brasil de competência informacional; o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a aprendizagem independente na escola, dentro do contexto da sala de aula e da biblioteca; a biblioteca e o bibliotecário escolar atuando no contexto pedagógico e finalmente sobre a pesquisa escolar. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo do tipo exploratório-descritivo com abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de questionários aplicados aos alunos da referida série no turno da manhã. Para avaliação dos dados coletados, foram utilizados como parâmetros os padrões de competência informacional expressos no documento Information Literacy Standards for Student Learning elaborado pela American Library Association (ALA). Os resultados obtidos mostram que na maior parte das questões que deveriam ser avaliadas à luz dos padrões de competência informacional, expressos no documento referido, os alunos pesquisados atendem ao que está proposto pelos padrões. Em contrapartida verificou-se outros fatores que questionam a veracidade destes dados, tais como: a inexistência em algumas escolas da prática de orientação à pesquisa pelos professores; a estrutura precária da biblioteca escolar, incidindo na falta de interesse e uso pelos alunos e a falta de bibliotecários nestas bibliotecas. Conclui que, apesar dos pontos positivos encontrados, existe a necessidade de melhorar os aspectos relacionados com o desenvolvimento de habilidades e competências nas escolas, principalmente no que concerne à busca e uso da informação realizada através da prática da pesquisa escolar, com vista à formação de alunos competentes nas tomadas de decisões e resolução de problemas de caráter intelectual e educativo, cotidiano e social relacionados à informação.pt_BR
dc.description.abstractIt study aims to verify the behavior of students in the third year of high school in the search process, location, selection, evaluation and use of information. The literature review presents considerations about information literacy, also known here in Brazil as informational competency, the development of competencies and abilities necessary for independent learning at school, within the context of the classroom and library, the library and school librarian working in the teaching context and finally about the research school. About the methodological procedures, it is a study of an exploratory-descriptive with quantitative and qualitative approach. Data collection was conducted through questionnaires administered to students in this series in the morning. To evaluate the data collected, were used as parameters, the information literacy standards expressed in the document Information Literacy Standards for Student Learning developed by the American Library Association (ALA). The results show that, in the most of the questions, that should be assessed in light of the as informational competency standards expressed in the document above, the students surveyed attend to what is proposed by the standards. In contrast, there are other factors that question the accuracy of these data, such as: the absence, in some schools, of practice orientation to research by professors, the precarious structure of the school library, focusing on the lack of interest and use by students and the absence of librarians in these libraries. It concludes that, despite the positives found, there is a need to improve aspects related to the development of abilities and competences in schools, especially with regard to search and use of information performed by the practice of scholarly inquiry, with a view to forming students competent in making decisions and problem resolution of an intellectual and educative nature, daily life and social-related information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectInformation searchen
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectBusca de informaçãopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectSchool libraryen
dc.titleCompetências e habilidades para a pesquisa escolar desenvolvidas no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000782367pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record