A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda
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Date
2007Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual ...
A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos. ...
Abstract
This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other auth ...
This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other authors, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu (1992, 1994, 1998b) through the concepts of habitus, capital, and field. Addressing the theme through a multi-methodological strategy, the study revealed the elements which are responsible for the choices made by this young population when joining the profession, highlighting the representations built via media consumption, the juvelinization process and the sociocultural conditions to which they are subjected. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Collections
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Applied and Social Sciences (6100)
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