Representações semióticas: um estudo sobre desenvolvimento de visualização espacial apoiado no uso de materiais físicos e digitais
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O trabalho consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo, que visa investigar como se mostra o desenvolvimento da visualização espacial utilizando diferentes representações semióticas de sólidos geométricos, como representações bidimensionais, tridimensionais, estáticas, dinâmicas, figurais, discursivas e digitais, por meio de materiais físicos e digitais. O quadro teórico da pesquisa é a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval; os estudos sobre visualização espacial de Gutié ...
O trabalho consiste em uma pesquisa de caráter qualitativo, que visa investigar como se mostra o desenvolvimento da visualização espacial utilizando diferentes representações semióticas de sólidos geométricos, como representações bidimensionais, tridimensionais, estáticas, dinâmicas, figurais, discursivas e digitais, por meio de materiais físicos e digitais. O quadro teórico da pesquisa é a Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval; os estudos sobre visualização espacial de Gutiérrez; e o estudo de registros figurais dinâmicos de Salazar e Almouloud. Esta pesquisa busca estabelecer relações entre diferentes registros dos sólidos geométricos, como em língua natural, registros figurais, registros figurais dinâmicos e o registro figural dinâmicoM3D, proposto por essa pesquisa, por meio da manipulação e modelagem de materiais manipulativos digitais, nossoftwares GeoGebra e Tinkercad, e físicos, sólidos geométricos. A sequência de atividades elaborada foi aplicada com estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Canoas, Rio Grande do Sul. Os dados analisados indicaram que os participantes conseguiram estabelecer conexões entre os diferentes tipos de registros de representação dos objetos geométricos abordados, auxiliando a desenvolver a visualização espacial. O processo se deu por meio de conversões e tratamentos entre diferentes tipos de registros de representação, discursivo, figural estático, figural dinâmico e figural dinâmicoM3D. Observamos que as habilidades de visualização foram mais desenvolvidas com o uso de registros de representação figural dinâmico e dinâmicoM3D, por meio do GeoGebra e o Tinkercad. Nesse contexto, os participantes apresentaram avanços em relação à visualização espacial e compreensão dos conceitos geométricos que foram trabalhados. ...
Abstract
The study involves qualitative research aimed at investigating how spatial visualization develops through different semiotic representations of geometric solids, such as twodimensional, three-dimensional, static, dynamic, figurative, discursive, and digital representations, using both physical and digital materials. The theoretical framework for the research includes Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers; Gutiérrez’s studies on spatial visualization; and Salazar and Almouloud’s st ...
The study involves qualitative research aimed at investigating how spatial visualization develops through different semiotic representations of geometric solids, such as twodimensional, three-dimensional, static, dynamic, figurative, discursive, and digital representations, using both physical and digital materials. The theoretical framework for the research includes Duval’s Theory of Semiotic Representation Registers; Gutiérrez’s studies on spatial visualization; and Salazar and Almouloud’s study of dynamic figurative registers. This research seeks to establish connections between different registers of geometric solids, such as natural language, figurative registers, dynamic figurative registers, and the dynamic M3D figurativeregister proposed by this research, through the manipulation and modeling of digital manipulatives in GeoGebra and Tinkercad software, and physical geometric solids. The sequence of activities developed was applied to second-year high school students from a private school in Canoas, Rio Grande do Sul. The analyzed data indicated that the participants were able to establish connections between different types of representation registers of the geometric objects addressed, which helped to develop spatial visualization. This process involved conversions and treatments among different types of representation registers: discursive, static figurative, dynamic figurative, and dynamic M3D figurative. It was observed that visualization skills were more developed with the use of dynamic figurative and dynamic M3D figurative representation registers through GeoGebra and Tinkercad. In this context, participants showed progress in spatial visualization and understanding of the geometric concepts that were worked on. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
Coleções
-
Multidisciplinar (2710)Ensino de Matemática (220)
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