Narrativa-crítica do grupo de intervenção : gestão autônoma da medicação
dc.contributor.advisor | Palombini, Analice de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Muhammad, Adriana Hashem | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-07-07T06:00:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/29928 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se da narrativa crítica de minha participação da pesquisa que está adaptando para a realidade brasileira o chamado “Guia de Gestão Autônoma de Medicamentos Psiquiátricos”, criado pelos serviços alternativos de saúde mental no Canada. Acompanhei a pesquisa no papel de técnica e sob minha perspectiva percebi que o grupo de intervenção permitiu que seus integrantes ensaiassem atitudes condizentes com as idéias produzidas no campo grupal. Relato dois destes momentos: 1) quando o grupo falava de medo, injustiça, ser ouvido e confiança; vivenciamos um episódio que confrontou a forma como vinham sendo distribuídos os recursos para o transporte dos usuários na pesquisa; 2) quando o tema foi o direito dos usuários, houve um movimento de questionamento sobre o termo de consentimento livre e esclarecido. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | Intervenção | pt_BR |
dc.title | Narrativa-crítica do grupo de intervenção : gestão autônoma da medicação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000779397 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Educação em Saúde Mental Coletiva | pt_BR |
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Humanities (1949)