Estágio probatório como método de avaliação do servidor : estudo de caso do Ministério Público Gaúcho
View/ Open
Date
2010Author
Advisor
Co-advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O objetivo deste trabalho foi averiguar se a avaliação do estágio probatório como método de avaliação da aptidão do servidor para o serviço público é eficaz em sua proposta, utilizando-se como objeto de estudo o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi o estudo de caso, coletando-se informações em legislações, portarias e ordens de serviços, bem como junto à coordenadora da Secretaria de Avaliação de Pessoal. Também foram efetuadas entrevistas com coordenadores ...
O objetivo deste trabalho foi averiguar se a avaliação do estágio probatório como método de avaliação da aptidão do servidor para o serviço público é eficaz em sua proposta, utilizando-se como objeto de estudo o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. O método utilizado foi o estudo de caso, coletando-se informações em legislações, portarias e ordens de serviços, bem como junto à coordenadora da Secretaria de Avaliação de Pessoal. Também foram efetuadas entrevistas com coordenadores de três unidades e com membros titulares e suplentes da Comissão de Estágio Probatório da instituição em estudo. Com o embasamento teórico acerca de conceitos, teorias, modelos e características dos assuntos pertinentes ao tema e as informações coletadas, fez-se uma análise para se chegar aos resultados. A partir destes resultados, concluiu-se que apesar dos métodos de avaliação do estágio probatório aplicados na instituição em estudo atender aos cinco requisitos exigidos em lei (disciplina, eficiência, responsabilidade, produtividade e assiduidade), ou seja, ser eficaz, ela possui carências de informações e de parâmetros para que demonstre uma avaliação mais próxima da realidade. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License