Diálogos teóricos : a performance no contexto da economia da cultura e indústrias criativas
View/ Open
Date
2025Author
Academic level
Master professional
Type
Title alternative
Theoretical conversations : the performance in the realm of cultural economy and creative industries
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
É profícua a produção acadêmica e conceitual em torno das relações estabelecidas entre criatividade, cultura e economia, as quais se apresentam de modo intrinsecamente multidisciplinar. Assim, uma análise a respeito das camadas mais interiores do tema deve primeiro ensejar ingresso por uma de suas diversificadas portas de entrada. Porém, no caso em tela, a investigação não se atém a uma, mas a duas de suas possibilidades de acesso. Com o objetivo de compreender as possíveis atribuições da perfo ...
É profícua a produção acadêmica e conceitual em torno das relações estabelecidas entre criatividade, cultura e economia, as quais se apresentam de modo intrinsecamente multidisciplinar. Assim, uma análise a respeito das camadas mais interiores do tema deve primeiro ensejar ingresso por uma de suas diversificadas portas de entrada. Porém, no caso em tela, a investigação não se atém a uma, mas a duas de suas possibilidades de acesso. Com o objetivo de compreender as possíveis atribuições da performance no contexto, o estudo se inicia com uma abordagem qualitativa sobre Economia Criativa em discussão com a teoria da Economia da Cultura. As informações a respeito de ambas as teorias foram obtidas por meio de leituras em profundidade das publicações de autoria de John Howkins e David Throsby. A amostragem é composta por dados de semelhanças e diferenças entre ambos, as quais foram objeto de argumentação entre si e, depois, interpretadas à luz da performance em sua perspectiva multidimensional, tal como concebido por Richard Schechner. Os resultados sugerem uma possível centralidade da performance na raiz dessa fenomenologia econômica e contribui com a sistematização teórico-conceitual nesse campo de conhecimento. ...
Abstract
There is a wealth of academic and conceptual work on the relationships established among creativity, culture and economy, which are inherited multidisciplinary. Thus, an analysis of the innermost layers of the theme must first allow entry through one of its diverse entry points. However, in the case at hand, the investigation does not limit itself to one, but two of its possible access points. In order to understand the possible attributions of the performance sense in the context, this essay s ...
There is a wealth of academic and conceptual work on the relationships established among creativity, culture and economy, which are inherited multidisciplinary. Thus, an analysis of the innermost layers of the theme must first allow entry through one of its diverse entry points. However, in the case at hand, the investigation does not limit itself to one, but two of its possible access points. In order to understand the possible attributions of the performance sense in the context, this essay starts out with a qualitative approach to the Creative Economy in discussion with the theory of the Economy of Culture. Information regarding both theories was obtained through in-depth readings of publications by John Howkins and David Throsby. The sample is composed of data on similarities and differences which were the subject of argumentations between them and, later, interpreted in light of performance in its multidimensional perspective, as conceived by Richard Schechner. The result suggests a possible centrality of performance at the roots of this economic phenomenology and contributes to its theoretical-conceptual systematization in this field of knowledge. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6407)Economics (1154)
This item is licensed under a Creative Commons License


