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dc.contributor.advisorTezzari, Mauren Lúciapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aline Aguiar Martins dapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-20T07:58:26Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/298909pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é analisar a presença do capacitismo no currículo da Educação Básica e formas como que este se apresenta na escola, assim como refletir a respeito da necessidade emergente de buscar estratégias e recursos para a desconstrução do pensamento capacitista e para a elaboração de um currículo inclusivo e democrático. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, cujo levantamento foi realizado nos ambientes virtuais Scielo e Lume-UFRGS. A trajetória histórica e política da sociedade contribuiu para a existência das concepções capacitistas na escola, impedindo que a acessibilidade curricular seja possível para todos os estudantes. A partir da análise bibliográfica, destaca-se que a mudança nas concepções sociais, presentes nas ações pedagógicas capacitistas do currículo oculto, devem ser superadas, assim como estratégias e recursos inclusivos devem estar presentes no currículo. Aponta-se o Atendimento Educacional Especializado e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como alternativas viáveis para a desconstrução do currículo capacitista.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to analyze the presence of ableism in the Basic Education curriculum and the ways in which it manifests in schools, as well as to reflect on the urgent need to seek strategies and resources to deconstruct ableist thinking and to develop an inclusive and democratic curriculum. This is a qualitative bibliographic research, with data collected from the virtual platforms Scielo and Lume-UFRGS. The historical and political trajectory of society has contributed to the existence of ableist conceptions in schools, hindering curricular accessibility for all students. Based on the bibliographic analysis, it is emphasized that social conceptions embedded in ableist pedagogical practices and the hidden curriculum must be overcome. Moreover, inclusive strategies and resources must be embedded in the curriculum. The study highlights Specialized Educational Assistance and Universal Design for Learning (UDL) as viable alternatives for dismantling an ableist curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSpecial educationen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAbleismen
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectUniversal design for learningen
dc.titleEducação especial e currículo : desafios e estratégias para a desconstrução do capacitismo na Educação Básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001296225pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Educação especial e processos inclusivos para a educação escolarpt_BR


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