Mostrar el registro sencillo del ítem
A branquitude ao sul de Santa Catarina e as memórias do cotidiano de uma fofocadora mestiça estraga-prazeres
| dc.contributor.advisor | Rodrigues, Luciana | pt_BR |
| dc.contributor.author | Borges, Jéssica Lopes | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-20T07:58:18Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/298897 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação, situada no campo da Psicologia Social, investiga os efeitos subjetivos da branquitude – enquanto projeto político, ideológico e de poder – no cotidiano, a partir da posição situada da pesquisadora enquanto mulher mestiça do sul de Santa Catarina. A análise é centrada nas memórias e experiências familiares inter-raciais, compreendidas como espaço no qual reforça a pedagogia da branquitude. Metodologicamente, o trabalho é construído a partir da figura da “fofocadora estraga-prazeres”, uma proposta que articula a ética feminista estraga-prazeres de Sara Ahmed (2022) com uma reapropriação da fofoca como estratégia contra-hegemônica de pesquisa. Esta abordagem permite tensionar pactos de silêncio, questionar processos naturalizados e mobilizar a memória como arquivo político de enfrentamento e comunicação. O arcabouço teórico dialoga fundamentalmente com o pensamento de bell hooks (2019, 2020), que recusa a cisão entre experiência e rigor acadêmico; com Abdias Nascimento (2016) para evidenciar o projeto histórico de embranquecimento da população brasileira; Kabengele Munanga (2024) para apontar discussões quanto a miscigenação; e com Maria Aparecida Silva Bento (2014, 2022), para analisar o pacto da branquitude e seus atravessamentos subjetivos. A pesquisa demonstra como gestos aparentemente banais do cotidiano reproduzem, em escala micropolítica, as engrenagens de um sistema de dominação patriarcal, supremacista branco e capitalista. Conclui-se que esta escrita, enquanto exercício político e epistemológico de desidentificação com a branquitude, constitui uma ferramenta potente para desnaturalizar processos de subjetivação que atravessam e consolidam relações sociais estruturadas por sistemas de dominação, ao mesmo tempo em que aponta caminhos de enfrentamento como pistas possíveis. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This dissertation, situated within the field of Social Psychology, investigates the subjective effects of whiteness—as a political, ideological, and power project—on everyday life, from the researcher’s situated position as a mixed-race woman from southern Santa Catarina. The analysis focuses on inter-racial family memories and experiences, understood as spaces that reinforce the pedagogy of Whiteness. Methodologically, the study is built around the figure of the “fofocadora” killjoy (gossip and researcher), a proposal that combines Sara Ahmed’s (2022) feminist killjoy ethics with a reappropriation of gossip as a counter-hegemonic research strategy. This approach allows for challenging pacts of silence, questioning naturalized processes, and mobilizing memory as a political archive for resistance and communication. The theoretical framework primarily engages with bell hooks (2019, 2020), who refuses the split between lived experience and academic rigor; Abdias Nascimento (2016), to highlight the historical project of whitening the Brazilian population; Kabengele Munanga (2024), to discuss issues of miscegenation; and Maria Aparecida Silva Bento (2014, 2022), to analyze the whiteness’ pact and its subjective ramifications. The research demonstrates how seemingly banal everyday gestures reproduce, on a micropolitical scale, the mechanisms of a patriarchal, white supremacist, and capitalist system. It is concluded that this writing, as a political and epistemological exercise of disidentification with whiteness, constitutes a powerful tool to denaturalize subjectivation processes that traverse and consolidate social relations structured by systems of domination, while simultaneously indicating potential paths for resistance. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Social Psychology | en |
| dc.subject | Branquitude | pt_BR |
| dc.subject | Família | pt_BR |
| dc.subject | Whiteness | en |
| dc.subject | Inter-Racial Family | en |
| dc.subject | Memória | pt_BR |
| dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
| dc.subject | Feminist Killjoy | en |
| dc.subject | Gossip | en |
| dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
| dc.subject | Mixed-Race | en |
| dc.subject | Relações raciais | pt_BR |
| dc.title | A branquitude ao sul de Santa Catarina e as memórias do cotidiano de uma fofocadora mestiça estraga-prazeres | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001296204 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2025 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7939)

